Boa Noite, hoje 21/08/2019 - 19:17:06
 

Artigo Semanal

06/02/2019

Presidente Jair Bolsonaro saudou o público depois de receber a faixa presidencial de Michel Temer, no Palácio do Planalto - Marcelo Camargo/Agência Brasil

 

Papo Reto

 

Executivo

 

O presidente da República Federativa do Brasil, Jair Bolsonaro (PSL), vem implantando gradativamente o que prometeu em campanha, governar sem o famoso toma lá dá cá. A princípio, o arco de aliança do Poder Executivo mais evidente se limitou a contemplar os aliados dos Democratas (DEM).

 

Executivo I

 

O governo do Capitão segue firme, mas se esquivando dos reflexos negativos das polêmicas envolvendo as denúncias contra o senador Flávio Bolsonaro. Por outro lado, enquanto o presidente se recupera da terceira cirurgia, correligionários se preocupam com declarações do vice, Hamilton Mourão (PRTB), consideradas indigestas.

 

Executivo II

 

A nível regional, o governador de Rondônia, Marcos Rocha (PSL), compôs o secretariado nos moldes do governo federal. No entanto, até o momento não há uma legenda fora do arco de aliança que o elegeu ao governo. Contudo, às conversações estão em andamento, em que pese a contrariedade do coronel.

 

Executivo III

 

A situação do prefeito de Porto Velho, Hildon Chaves (PSDB), não é tranquila quanto aos outros dois chefes do executivo. O tucano vem enfrentando uma rejeição considerável no início do terceiro ano de mandato, mas os aliados dizem que isso é obra da oposição pela proximidade das eleições municipais de 2020.

 

Legislativo

 

Os membros do Congresso Nacional acenaram de forma positiva para o governo bolsonarista, pois elegeram dois presidentes alinhados com a proposta de mudança do PSL. A Câmara dos Deputados reelegeu Rodrigo Maia, enquanto o Senado Federal optou por Davi Alcolumbre, ambos do DEM.

 

Legislativo I

 

A eleição da Câmara dos Deputados que permitiu o terceiro mandato à Rodrigo Maia foi tranquila, mas ao contrário, a vitória do amapaense Davi Alcolumbre exigiu uma verdadeira batalha no plenário do Senado Federal. O senador alagoano, Renan Calheiros (MDB), sucumbiu com o apoio da opinião pública.

 

Legislativo II

 

Os membros da 10ª Legislatura do Parlamento Estadual deram um exemplo de entendimento político, pois elegeram a Mesa Diretora para dois biênios com o consenso da maioria. Laerte Gomes (PSDB) presidirá a Assembleia Legislativa de 2019 à 2020, enquanto Alex Redano (PRB) de 2021 à 2022.

 

Legislativo III

 

Os vereadores da Câmara de Porto Velho estão aumentando o tom do discurso contra a administração municipal, inclusive os integrantes da base aliada. A proximidade do pleito eleitoral, os fazem gritar para se habilitarem à reeleição. O caminho a ser percorrido passa pela licitação do transporte coletivo, transporte escolar rural e a melhora na pasta da saúde.

 

Judiciário

 

O Poder Judiciário vem sofrendo duras críticas por suposta interferência nos demais poderes, inclusive o debate reacendeu na eleição do Senado. O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, entendeu que a votação deveria ser fechada. Com isso, é alvo de um requerimento de impeachment.

 

Judiciário I

 

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado, desembargador Walter Waltenberg, é um conciliador. Na cerimônia de posse dos parlamentares, após cumprimentar o governador, disse: “eu tenho certeza que a unanimidade os deputados saberão mostrar que estão unidos em busca dos atingimentos dos ideais para o estado de Rondônia”.

 

 

 

 

David Rodrigues

 
Publicidade