Boa Noite, hoje 18/03/2019 - 19:32:46
 

Artigo Semanal

09/03/2019

Foto ilustrativa de ‘Pato pateta’

 

Papo Reto

 

Pato

 

O cantor e compositor Toquinho foi feliz em musicalizar os versos de Vinícius de Moraes, O Pato. A letra é caracterizada por uma ave atrapalhada, mas que procura levar vantagem através de suas “expertises”. Todavia, no final das aventuras errôneas finda cozida dentro de uma panela.

 

Pato I

 

Uma analogia pode ser feita com a política levando em consideração o comportamento de alguns agentes políticos, pois menosprezam as práticas republicanas. Tudo começa durante a campanha ao ignorarem as regras estabelecidas pela Justiça Eleitoral, pois patrocinam esquemas para angariar votos.

 

Pato II

 

Com a vitória confirmada nas urnas se armam de artifícios para enriquecerem de forma ilícita, inclusive ignorando o juramento feio na solenidade de posse. O Eu é prioritário em relação ao coletivo e a sociedade perde pela má escolha, principalmente dada a falta de projetos de verdadeiro interesse público.  

 

Pato III

 

Os personagens que se enquadram nessa analogia, em geral, discursam pouco nas Casas Legislativas, mas há os que se comportam como arautos da moralidade. A 10º Legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia iniciou com 11 novos deputados do total de 24, mas quem se revelará o ‘pato pateta’?   

 

Pato IV

 

O governador do Estado, Marcos Rocha (PSL), foi eleito defendendo a moralidade na política e vem procurando governar propagando a bandeira da anticorrupção. Caso, os tempos sejam outros, não haverá espaço para práticas corruptíveis. Por outro lado, os internautas usam as redes sociais para ‘cozer patos’ que pensam ser ‘espertos’.

 

Fênix  

 

A iniciativa do Ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, em apresentar o projeto de lei anticrime vem de encontro aos interesses de agentes políticos que se comportam como ‘pato’. O ex-juiz de Curitiba que deixou a toga para integrar o governo do presidente, Jair Bolsonaro (PSL), age como fênix.  

 

Fênix I

 

Com espirito forte e determinado pretende combater os crimes violentos, mas sem perder de vista a corrupção e às organizações criminosas. Porém, é combatido na surdina por políticos comprometidos com a velha política em Brasília. Todavia, possui fôlego para ressurgir das cinzas toda vez que for atacado.

 

Carnaval

 

As aves foram representadas através de fantasias durante o período de carnaval no Brasil, em Rondônia foi perceptível durante o desfile da Banda do Vai Quem Quer. É importante às pessoas refletirem no aprendizado bom ou ruim que marcou esses dias de folia, inclusive àquelas que frequentaram retiros espirituais.

 

Carnaval I

 

O Dia Internacional da Mulher passou em meio às lembranças das agressões que vitimaram algumas mulheres no período carnavalesco, pois para muitas o 8 de março foi tristonho e não florido. A expressão entre tapas e beijos é repugnante, por isso, deve ser combatida em todo relacionamento.   

 

Enchente

 

A possibilidade de uma nova enchente afetar Porto Velho é temerária, inclusive em outras regiões do Estado de Rondônia. O helicóptero não possui asas como as aves, mas a hélice o faz voar. Saindo da analogia para o sentido literal, seria bom se fosse viabilizado recursos para aquisição de aeronave desse porte para auxiliar às famílias em situação de risco. 

David Rodrigues

 
Publicidade