Bom Dia, hoje 11/12/2017 - 4:35:32
 

FETAGRO realiza congresso estadual de trabalhadores rurais

12/06/2017   11:27

 

Fortalecer a agricultura familiar e lutar pela garantia de direitos da classe trabalhadora! Esse é o lema do 7º Congresso da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado de Rondônia - 7º Confetagro, que ocorrerá nos dias 13 a 15 de junho, no Hotel Fazenda Minuano, em Presidente Médici.

 

O Congresso da Fetagro é a maior instância de deliberação do Movimento Sindical de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) do Estado. Mas, ao longo da trajetória da Federação, esse será um dos congressos mais desafiadores para o cumprimento de suas atribuições como avaliar o desempenho do Movimento Sindical, firmar diretrizes de atuação do Movimento e elaborar o plano de luta e atuação da Federação para o quadriênio 2017-2021, diante da situação política e econômica em que se encontra o País.

 

Este atual cenário político e econômico no País que impõe grandes desafios aos agricultores e agricultoras familiares e ao movimento sindical que os representa, faz com que a Fetagro, junto de seus Sindicatos de Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais filiados, redobre a atenção e a sua ação sindical na defesa dos diretos conquistados. E não admita medidas e ações que retrocedem e impactam diretamente nas políticas sociais e nos direitos da classe trabalhadora rural.

 

De acordo com o presidente da Fetagro, Fabio Menezes, o Confetagro é um momento de construção coletiva, com a presença de aproximadamente 250 delegados e delegadas dos 41 Sindicatos filiados à Federação. “É um momento imprescindível para o Movimento Sindical buscar novos rumos, fortalecer a ação sindical, encontrar maneiras novas de se relacionar com a base, ampliar a representatividade e a capacidade de ação político sindical assegurando a melhoria da qualidade de vida e consolidação do Projeto Alternativo de Desenvolvimento Rural Sustentável e Solidário (PADRSS)”, afirmou o presidente.

 

Neste sentido, Fábio Menezes declara que “a expectativa da Diretoria da entidade é de que os delegados e as delegadas do Congresso preparem-se para esse momento, para que sejam protagonistas deste processo que deverá sustentar o MSTTR para melhor representar e defender os interesses dos agricultores e agricultoras familiares do nosso Estado”.

 

Nova Diretoria

 

Os delegados (as) do Confetagro também irão eleger a nova Diretoria e Conselho Fiscal da Fetagro para a gestão 2017-2021. Foi registrada chapa única, encabeçada pelo atual presidente Fábio Menezes.  A eleição e posse da nova Diretoria e Conselho Fiscal acontecem no último dia do Congresso, 15 de junho.

 

24 anos

 

No próximo dia 23 a FETAGRO comemora 24 anos de fundação. Ao longo destes anos a entidade consolidou-se como entidade sindical de representação, mobilização e articulação dos trabalhadores (as) na agricultura familiar em Rondônia.

 

Fábio Menezes destaca que o Congresso também será um momento para resgate e reflexão da trajetória de lutas e conquistas da Federação e de comemoração.

 

 

 

 

 

 

 

Fonte: Assessoria 


 
Publicidade