Boa Tarde, hoje 27/11/2021 - 13:53:03
 

“Bem-aventurado seja o projeto Rondônia Mais Segura, proclama governador Confúcio Moura”

22/09/2017   13:58

Governador, primeiro à direita e ao lado o Chefe da Casa Civil Emerson Castro

 

O Governador Confúcio Moura (PMDB) está confiante no novo projeto ou programa desenvolvido em prol da segurança pública pelo Dr. Oscar Motomura, fundador e executivo do grupo Amana-Key que trabalha a mudança comportamental de agentes públicos. Disse na tarde de quinta-feira (21) no auditório Jerônimo Santana, Palácio Rio Madeira em Porto Velho que a iniciativa é fácil de ser executada. Na oportunidade, proclamou: “bem-aventurado seja o projeto Rondônia Mais Segura”.

 

Em seu entendimento, Oscar é um profeta que trabalha com modelo de mente e alteração do comportamento do homem sendo capaz de mudar o meio. Aproveitou o ensejo para fazer reflexões sobre o grau de inteligência em cada ser humano, inclusive se esta pode evoluir ao longo dos anos. Ao dizer que especialistas cada vez mais testam a mente humana, acrescentou que muitos servidores estão acostumados com rotinas, ou seja, passam em concurso público e se acomodam ao invés de evoluírem.

 

Na conjuntura atual o mais experiente ensina o outro e a maioria aprende de ouvido, pois há servidor que fica 20 anos sem fazer capacitação e não pode fazer milagre quando solicitado. Confúcio salienta que no modelo inovador adotado em Rondônia leva a um raciocínio diferente em favor da integração, em que ninguém ficará isolado nas respectivas secretarias como se estivesse defendendo seu território. Por isso, o estado mental será modificado para que servidores de outras secretarias interajam com os da segurança pública.

 

Para o Governador é preciso fazer um sistema de vasos comunicantes entre todos porque o Brasil está precisando disso e é possível fazer um trabalho bonito, inclusive que a Paraíba com 7 anos de seca foi premiada por ser o estado que mais cresceu no país. O Chefe do executivo estadual declarou que o desafio é desenvolver esse projeto como uma experiência inovadora a nível nacional, principalmente porque a segurança pública vai ser o tema dos candidatos ano que vem dado a temeridade do povo em relação à violência.  

 

Na convicção de Confúcio Moura é necessário promover a paz no estado de Rondônia, a fim de diminuir o crime de maneira substancial. Considera que o cérebro humano muda, a mente humana se adapta e que a inteligência é produto do esforço. “Eu convoco todos os senhores a esse desarmamento mental para esse enfrentamento conjunto da segurança pública. Eu gostaria muito de ano que vem ver essa proposta premiada como foi as duas em São Paulo, O Plano Estadual de Desenvolvimento Sustentável (PDES) e Infovia” concluiu.

 

 

Programa 

 

 

O programa consiste em tese na união de 21 órgãos do governo estadual para desenvolverem 15 componentes em prol da segurança pública do estado de Rondônia, a fim de diminuírem os índices de violência que vem assustando a sociedade. Dentre outras ações será implantada a Rede de Cooperação e Parceria em Segurança Pública (Recopar), principalmente com os municípios. Além de vigilância nas fronteiras haverá investimento em tecnologia, a exemplo do Big Data que é uma plataforma digital de integração de informações. 

 

 

 

 

 

 

Autor: RONDONIANOAR


 
Publicidade