Bom Dia, hoje 11/12/2017 - 4:39:53
 

Trump causa furor em mulçumanos ao reconhecer Israel como capital de Jerusalém

06/12/2017   18:35

Fonte: Veja.Abril - O presidente Donald Trump durante coletiva na Casa Branca, em Washington, EUA - 16/10/2017 (Yuri Gripas/Reuters)

 

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump causou furor nos mulçumanos nessa quarta-feira (6) ao reconhecer a cidade de Israel como capital de Jerusalém. Em seu entendimento, é possível uma convivência pacífica com os judeus e cristãos. A comunidade internacional, em tese, é contra essa iniciativa porque concentra ás atividades diplomáticas em Tel Aviv em respeito em resoluções da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

A decisão tende a gerar mais conflitos no Oriente Médico, inclusive jogar por terra todos os esforços de paz de ambos os lados. Os israelenses já tinham Jerusalém por capital, mas os palestinos almejam que a parte oriental se torne a capital da Palestina. Os líderes dos países da região demonstraram indignação, mas o mais enfático foi o da Turquia protestaram com indiga, Recep Tayyip Erdogan ao falar no perigo de cruzar a linha vermelha.

 

Os líderes dos grupos extremistas árabes e mulçumanos deram declarações públicas da disposição de retalharem os interesses americanos na região, em especial o líder da Jihad Islâmica, Khaled al Batshe do Hamas, Salah al Bardawil. O discurso de Trump em Washington foi seguido à distância por protestos na Faixa de Gaza, além disso, a cúpula da Organização de Cooperação Islâmica (OCI) está sendo convocada a dá respostas.

 

 

 

 

 

 

 

Autor: RONDONIANOAR


 
Publicidade