Boa Tarde, hoje 22/01/2018 - 15:04:26
 

Chuvas e limpezas de canais expõem animais silvestres na zona urbana de Porto Velho

07/12/2017   15:40

 

Os habitantes da cidade de Porto Velho vez em quando se deparam com animais silvestres e/ou répteis nas vias públicas da zona urbana, a exposição se dá pelas constantes chuvas e limpezas de canais por parte de funcionários da prefeitura. Vez em quando transeuntes se divertem fazendo imagens, a exemplo do jovem segurando uma cobra jiboia na manhã dessa quinta-feira (7) no encontro das Ruas Guaporé com Rua Botafogo, Bairro Três Marias da Zona Leste de Porto Velho.

 

Há pouco tempo um mototaxista foi filmado segurando uma cobra sucuri dentro do canal que passa pelo Skate Park no cruzamento da Guaporé com José Vieira Caúla, não foi diferente a atração de populares ao verem uma capivara no córrego na Avenida 7 de Setembro com Rua Miguel Chaquian na Zona Norte da cidade. Inclusive, algo incomum foi à imagem de um jacaré que circulou nas redes sociais na área do Espaço Alternativo em que caminham centenas de pessoas diariamente.

 

A jiboia encontrada é adulta com aproximadamente 2 metros de comprimento que se alimenta em geral de ratos, aves e lagartos. O réptil não é peçonhento, mas a mordida pode incomodar e às vezes causar infecção. O inverno amazônico e a necessidade de desobstrução dos canais, a fim de evitar alagamento na cidade proporciona que saiam do seu habitat e apareçam na zona urbana. Os profissionais da área de segurança recomendam acioná-los, pois pode ocorrer algum incidente.  

 

No mês de junho a família Oliveira do bairro Cuniã observou que iguanas estavam transitando no quinta da residência, logo acionaram o Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop) e este enviou uma guarnição do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA). O Cabo PM Franco informou que ocorrências dessa natureza vêm crescendo em Rondônia, pois o ser humano vem ocupando o habitat que antes era natural dos répteis dado ao crescimento das cidades.

 

 

Notícia relacionada:

Longe do habitat: Militares do BPA capturam iguana no quintal de residência em Porto Velho

 

 

 

 

Autor: RONDONIANOAR


 
Publicidade