Boa Tarde, hoje 17/08/2018 - 14:51:18
 

UNIR leva sua produção científica e tecnológica à 2ª Expovale

09/05/2018   12:08

 

Contando com a participação da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), foi realizada nos dias 3 a 6 deste mês, na cidade de Ariquemes, a segunda edição da Exposição de Piscicultura, Agroindústria e Agronegócios do Vale do Jamari.


A 2ª Expovale, realizada no canteiro central da avenida Capitão Sílvio, reuniu 200 expositores, sendo 34 deles agroindústrias que trabalham com produtos regionais. Segundo o presidente da Associação Comercial e Industrial de Ariquemes (Acia), Francisco Hidalgo Farina, o Paco, mesmo tendo foco na piscicultura, a Expovale assegurou a presença de vários outros segmentos, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento econômico local.

 

No stand da UNIR, fizeram-se presentes o curso de mestrado em Recursos Hídricos (Ji-Paraná), e os cursos de graduação em Engenharia de Alimentos (Ariquemes) e em Engenharia de Pesca (Presidente Médici).


Falando em nome da UNIR, o professor Adilson Siqueira, chefe do gabinete da reitoria, ressaltou que o slogan utilizado no material distribuído no stand da universidade, “UNIR: Na direção do desenvolvimento regional”, não era uma simples frase de efeito, mas um compromisso da atual gestão, que vem sendo cumprido ano a ano pela instituição graças à harmônica soma de esforços de seus corpos docente, técnico e discente, para que a Universidade efetivamente responda às demandas sociais e seja uma força propulsora do progresso econômico com resultados socialmente justos e pautado na sustentabilidade.

 

A participação da universidade na 2ª Expovale se estruturou em equipes capitaneadas pelo diretor do campus de Ariquemes, Humberto Takeda; pela pró-reitora de Cultura, Extensão e Assuntos e Acadêmicos, Marcele Regina Nogueira Pereira; pela responsável pelo cerimonial da UNIR, Marina Castro Passos de Souza Barbosa; pelo vice-chefe do Departamento de Engenharia de pesca, Iuri Vinicius  de Andrade Lopes; pelo chefe do Departamento de Engenharia de Alimentos, Luís Fernando Polesi e pelo servidor da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa (PROPesq), Ilton Alves, representando o Mestrado em Recursos Hídricos.  

 

A presença da UNIR não se resumiu ao stand da própria universidade. A empresa Água Na Boca Doces, empreendimento de um graduado pelo curso de Engenharia de Alimentos da UNIR, Ronaldo Feliciano de Almeida, exibiu em um stand próprio seus muitos produtos, que contam com a autorização para comercialização do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e os subsídios do Programa de Verticalização do Micro Empreendedor Individual (Prove-MEI), tanto no âmbito do Estado de Rondônia como no municipal.

 

Um dos indicadores do sucesso do evento foi o retorno dos visitantes. Muitos compareceram em todos os dias do evento. No domingo, dia de encerramento, aproximadamente três mil bandas de tambaqui foram assadas e comercializadas a preço simbólico, com o objetivo de popularizar o consumo deste tipo de proteína em Rondônia e mostrar que a região do Vale Jamari, em especial a cidade de Ariquemes, é a maior produtora de peixe nativo de água doce do país.

 

 

 

 

Fonte: Ascom/UNIR

 


 
Publicidade