Boa Tarde, hoje 22/07/2018 - 14:17:11
 

Fhemeron recebe curso do Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede

19/06/2018   20:55

 

Teve início na manhã de terça-feira, dia 19, o curso de formação de avaliadores para o Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH), direcionado para a atualização dos profissionais que atuam nos Hemocentros do Estado tendo como meta ampliar os conhecimentos e a integração para melhorar a qualidade do serviço prestado. É nesse sentido que a Fundação de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Rondônia (Fhemeron) reuniu biomédicos, médicos, enfermeiros e outros profissionais para as palestras que acontecem no auditório do Corpo de Bombeiros, localizado na Avenida Campos Sales.

 

O presidente da Fhemeron, João Ricardo, fez a abertura do evento destacando que o objetivo é promover a qualificação dos profissionais com a finalidade de prestar assistência hematológica e hemoterápica à rede de serviços de saúde.  As palestras estão sendo ministradas por representantes da Coordenação Geral de Sangue e Hemoderivados (CGSH), do Ministério da Saúde, Jane Terezinha Martins e Maria de Lourdes Martins de Carvalho.

 

Conforme apresentado na programação, o curso aborda temas tais como: importância do diagnóstico situacional do PNQH; processos de trabalho e estrutura de uma agência transfusional; cultura, mudança e processo de gestão; aspectos comportamentais e educacionais do processo de avaliação.

 

As atividades no auditório do Corpo de Bombeiros se estenderão durante toda está quarta-feira tendo início às 8h30 com as discussões sobre aplicação do instrumento PNQH/PEQH; simulação de avaliação com uso do instrumento no PNQH; discussão em plenária sobre a prática de auto-avaliação, utilização do instrumento, tratamento de não conformidades, plano de ação.

Na quinta-feira, 21, será efetuada a parte prática com atividades que serão desenvolvidas na própria Fhemeron.

 

O Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH) é um programa estratégico da CGSH criado com o intuito de promover o aperfeiçoamento técnico e gerencial dos serviços de hematologia e hemoterapia do país, a partir do diagnóstico situacional obtido por meio dos ciclos de avaliação.

 

 

 

Por: Paulo Ricardo

 

 

 


 
Publicidade