Boa Noite, hoje 21/10/2018 - 19:53:52
 

Rondônia fica entre os sete estados brasileiros com maior Índice de Desenvolvimento da Educação Básica ao superar meta para 2017

04/09/2018   15:00

 

Dos 27 estados brasileiros, Rondônia está entre os 23 que aumentaram o Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb) de 2017, ao atingir a média 6,1; e entre os sete que superaram a meta estipulada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que era 5,2. O resultado do desempenho da educação básica no Brasil foi divulgado nessa segunda-feira (3) pelo Inep com a presença do ministro da Educação (MEC), Rossieli Soares da Silva, que destacou o esforço dos estados em promover a melhoria da qualidade do ensino, mas reconheceu que os números não são os ideais. Os outros seis estados que superaram a meta são Amazonas, Ceará, Pernambuco, Alagoas, Mato Grosso e Goiás.


Segundo o Inep, no ensino fundamental o estado atingiu 4.9, quando a média projetada era 4.0. Já no ensino médio o índice esperado era 3.3 e foram atingidos 3.8. Com este resultado, em nível nacional Rondônia ficou em 7º lugar na avaliação das séries inicias, em 2º lugar no ensino fundamental e em 5º no ensino médio.

Segundo a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) o estado se aproxima cada vez mais da média adequada, com resultados satisfatórios em relação aos indicadores educacionais, o que significa que o caminho percorrido está dando certo.


O resultado é atribuído à correção de fluxo com a progressão parcial implantada nas escolas da rede estadual, o que possibilitou reduzir o número de reprovação, enquanto outras ações foram direcionadas para o combate à evasão escolar.


O Ideb é considerado uma vitrine nacional e internacional, com indicadores educacionais que apontam o ranking dos estados com ambientes favoráveis para negócios. Os dados da trajetória (fluxo escolar – indicador de rendimento) são verificados a partir do Censo Escolar realizado anualmente.



 


Texto: Assessoria

Fotos: Jeferson Mota

 

 

 

 


 
Publicidade