Bom Dia, hoje 18/11/2018 - 9:56:45
 

Semusa intensifica trabalho de conscientização contra o câncer neste ‘Novembro Azul’

05/11/2018   17:48

 

Ainda há resistência do homem em procurar o serviço de saúde para prevenção à doença


Integrando as ações da campanha ‘Novembro Azul’, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde de Porto Velho (Semusa), o departamento de atenção básica realizou, na manhã desta segunda-feira (5/11), palestra com alerta e conscientização sobre os fatores de risco relacionados ao câncer de próstata.

 

O trabalho de conscientização, sobre a importância do homem cuidar da saúde e de como é o atendimento pelo SUS (Sistema Único de Saúde), foi direcionado aos funcionários da empresa Autovema, em atenção a solicitação ao departamento pessoal da própria empresa.

 

“Neste mês de novembro, devido a campanha, várias unidades básicas de saúde estão com ações de conscientização sobre a prevenção ao câncer”, explicou o coordenador da saúde do homem, Pedro do Carmo. A abertura da campanha aconteceu no dia 1o deste mês, na UBS Areal da Floresta. Além de palestras também houve atendimento clínico aos homens que procuraram a unidade.

 

De acordo com o médico da UBS Areal, Jonatas Ferreira, o homem deve ficar atento e fazer exames periódicos. “Ainda há uma certa resistência do homem em procurar um serviço de saúde para prevenção, normalmente ele só busca ajuda quando já está doente.”

 

Programação do Novembro Azul

06/11 - palestra na empresa Rovema Scania localizada na rua da Beira com Rio Madeira

07/11 - palestra na Câmara de Vereadores

09/11 - palestra na Rovema na Av. Calama

30/11 - USF Cujubim

 

UBS

As ações de prevenção e tratamento as doenças relacionadas a saúde do homem são oferecidas em todas as unidades básicas de saúde durante o ano todo. Nas unidades, os homens passam pelo atendimento clínico e são encaminhados, quando necessário, para o atendimento especializado. O exame de sangue PSA, ultrassom de próstata e exame de toque retal, que identificam o câncer de próstata são realizados na rede pública.

 

 

Fonte: Comdecom – PMPV

 

 

 

 


 
Publicidade