Bom Dia, hoje 18/11/2018 - 9:22:18
 

Dr. Neidson pede providências a Sesau para pacientes ostomizados

07/11/2018   11:03

 

Parlamentar informou que muitos pacientes não estão recebendo do governo o número necessário de bolsas de ostomia

 

O deputado Dr. Neidson (PMN) relatou durante pronunciamento na sessão ordinária desta terça-feira (6) sobre a situação precária em que pacientes ostomizados estão vivendo tendo em vista que o a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) não tem distribuído número suficiente de bolsas aos pacientes.

 

O parlamentar informou que realizou reunião nesta segunda-feira (5) com pacientes ostomizados que relataram a situação. “Quero lembrar que muitos pacientes chegam a consumir até 60 bolsas por mês e o Estado oferece no máximo dez”, disse Dr. Neidson.

 

Diante da situação, o deputado procurou o secretário de saúde, Luis Maiorquim, que ficou de dar retorno sobre a situação da licitação e compra das bolsas para distribuição. “Estamos cobrando, através da ALE e de meu gabinete, pois os pacientes passam por humilhações e chegam até a usar sacos de feijão e garrafas PET para poder coletar as fezes e urina”, disse Neidson.

 

O deputado emitiu requerimento a Sesau onde pede informações do governo da quantidade de pacientes ostomizados, quantidade de bolsas distribuídas e como estão sendo distribuídas.

 

Outro ponto levantado pelo deputado no requerimento a Sesau é o motivo da demora para a realização do exame de colonoscopia e das cirurgias de regularização do trato intestinal, que chegam a demorar mais de um ano para regularizar.

 

“A bolsa é uma necessidade e a maior base dos pacientes faz tratamento no Barretinho e precisa das bolsas por longo período”, informou Dr. Neidson.

 

O custo médio das bolsas é de R$ 10 a unidade e o deputado Adelino Follador (DEM) ressaltou que “estas pessoas que não têm outro meio, estão sem condições de adquirir, esperam pelo governo e ficam numa situação precária”, finalizou.

 

Ostomizados

Pessoa ostomizada é aquela que precisou passar por uma intervenção cirúrgica para fazer no corpo uma abertura ou caminho alternativo de comunicação com o meio exterior, para a saída de fezes ou urina, assim como auxiliar na respiração ou na alimentação. Essa abertura chama-se estoma.

 

 

Fonte: DECOM/ALE-RO

Foto: Lusângela França

 

Autor: Geovani Berno  


 
Publicidade