Boa Noite, hoje 21/08/2019 - 19:02:36
 

Estudantes de Humaitá visitam a Usina Hidrelétrica Jirau

10/07/2019   19:51

 

A turma viajou cerca de 300 km de Humaitá até o empreendimento

Um grupo de 25 alunos do curso de Eletrotécnica, acompanhado por professores e pelo Gerente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (CETAM), unidade de Humaitá, visitou a Usina Hidrelétrica (UHE) Jirau. Na oportunidade, os visitantes conheceram as principais estruturas do empreendimento e o processo de operação e geração de energia elétrica, além das ações de desenvolvimento social e ambiental. Localizada a cerca de 120 km de Porto Velho, a UHE Jirau possui capacidade instalada de 3.750 MW e é a 4ª maior hidrelétrica em geração de energia do país.

A visita aconteceu no dia 28 de junho e foi acompanhada pela equipe institucional da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da UHE Jirau. Os visitantes tiveram acesso à Casa de Força da Margem Esquerda, fizeram um tour panorâmico pelo Vertedouro Principal e Vertedouro de Troncos e conheceram a Casa de Força da Margem Direita, Sala de Controle, algumas das 50 Unidades Geradoras e a Subestação Isolada a Gás.

De acordo com Luís Vanderley Nascimento, Gerente Acadêmico do CETAM, “o Centro oferece cursos profissionalizantes gratuitos em três eixos: Cursos Técnicos, Formação Inicial Continuada (FIC) a curto prazo e Oportunidade Digital e Comunidade Digital. O CETAM está instalado desde 2005 em Humaitá e até junho deste ano, já formou aproximadamente 13 mil pessoas”. O gerente do CETAM acrescentou a importância da visita desses alunos a UHE Jirau. “Viemos em busca de informações que possam acrescentar conhecimento aos alunos que estão finalizando o curso Técnico de Eletrotécnica. Foi uma experiência muito importante que gostaríamos de proporcionar aos alunos, para que eles pudessem ver como é o funcionamento de uma hidrelétrica”, apontou Luís Nascimento.

O estudante Franquimar Santos trabalha em uma termoelétrica e contou sobre a experiência de visitar uma hidrelétrica. “Pude conhecer como funciona a hidrelétrica, essa visita faz parte da nossa preparação para o mercado de trabalho e nos enriquece. Foi uma excelente oportunidade, porque sabemos como funciona na teoria, mas viemos conhecer como funciona na prática e essa visita ficará marcada para o resto da minha vida”, destacou Santos.

A visita foi encerrada no Centro Cultural de Nova Mutum Paraná, onde estão expostas as peças arqueológicas resgatadas na área de influência da UHE Jirau, durante sua fase de construção. 

 

 

Fonte: Assessoria

 

 

 


 
Publicidade