Bom Dia, hoje 25/10/2020 - 5:36:23
 

SEMANA DO TRÂNSITO: Comitê encerra atividades comemorativas

28/09/2020   16:38

 

Porto Velho ultrapassou a meta global de 50% na redução de óbitos no trânsito antes do prazo estabelecido

 

A Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), coordenadora do Comitê Municipal de Segurança Viária, realizou na última sexta-feira (25) o encerramento das atividades alusivas a Semana Nacional do Trânsito em Porto Velho. Também participaram da solenidade a Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

 

Para marcar a semana, o Comitê Municipal de Segurança Viária, composto por 20 instituições, realizou entre os dias 18 e 25 de setembro diversas atividades, em sua maioria de forma virtual para evitar aglomerações, devido ao coronavírus. Todas as palestras foram transmitidas ao vivo pelo canal da Semusa no YouTube e podem ser assistidas a qualquer momento, pois ficaram salvas.

 

Na quinta-feira (24), aconteceu a palestra “Trânsito e Saúde Pública”, onde o diretor do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), Adenilson Amaral, apresentou um panorama dos resgates de pacientes vítimas de acidentes de trânsito. A coordenadora do Comitê, Rágia Pacheco, mostrou os indicadores dos acidentes em Porto Velho que apontaram redução das vítimas não fatais (56,4% no período de oito anos) e de óbitos (54,8% no período de dez anos).

 

A segunda palestra alusiva à Semana Nacional do Trânsito foi transmitida na quarta-feira (23) com a presença da Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran), Ministério da Saúde (MS), Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa), além da Semusa e Comitê.


A conferência teve como tema “A segunda década de segurança viária”. Durante o debate foram discutidos assuntos como “Desafios e oportunidades” abordado por Luiz Otávio Maciel, representante do MS; “Um balanço da década de ação 2011-2020” discorrido por Victor Pavarino, representante da Opas; “Pandemia vs Trânsito” palestrado por Nilton Kisner, secretário Semtran; “A saúde na segurança viária” debatido pela secretária da Semusa Eliana Pasini e “Mortalidade por acidentes de transporte no estado de Rondônia” exposto por Maria Arlete Baldez da Agevisa.

 

No encerramento, o secretário da Semtran, Nilton Kisner, apresentou uma cartilha para educação no trânsito com conteúdo voltado para crianças. O passatempo é composto por caça-palavras, enigmas e uma séria de atividades lúdicas sobre o trânsito, guiados pelas mascotes Semtranzinha e Semtranzinho.

 

Representando o Detran, João Almeida e Sidnei Rodrigues ressaltaram o trabalho coletivo do Comitê durante os 10 anos de atividades bem como os avanços alcançados. Segundo João Almeida, as atividades são importantes e as estatísticas de redução de óbitos provam que é possível fazer um trânsito mais seguro.

 

A secretária da Semusa, Eliana Pasini, agradeceu a participação de todo o Comitê e dos técnicos da Semusa que estiveram envolvidos neste trabalho. Ela destacou a efetividades das ações executadas pelo Comitê nesses 10 anos que levaram Porto Velho a ultrapassar a meta global de 50% na redução de óbitos no trânsito antes do prazo estabelecido.

 

 

 Fonte: Comdecom – PMPV

 

 


 
Publicidade