Bom Dia, hoje 21/10/2020 - 10:46:22
 

Em menos de quatro anos Porto Velho passou de 23 mil para quase 100 mil pontos de iluminação

15/10/2020   18:02

 

Além de melhorar muito o visual da cidade e distritos, houve queda no índice de criminalidade

Quando Hildon Chaves (PSDB) assumiu a prefeitura de Porto Velho em 2017 havia no município 23 mil pontos de iluminação. Era comum o morador, além de pagar a taxa de iluminação pública, comprar lâmpadas para colocar nos postes em frente à sua residência para poder contar com o mínimo de segurança. Hoje essa realidade mudou, e nas ruas da capital e dos distritos há aproximadamente 100 mil lâmpadas.

Esse balanço foi apresentado durante uma live feita pelo prefeito Hildon Chaves, que concorre à reeleição com o número 45. Ele explicou que nos distritos e pequenas localidades a situação era muito pior do que na capital, e em algumas vilas a escuridão era total.

De acordo com o cruzamento de dados do Ministério Público e da Emdur, os números mostram a redução da criminalidade de forma significativa. Furtos tiveram uma redução de 69,24% em um comparativo de 2016 com as parciais de 2020. Nesse mesmo período, o índice de roubos caiu 72% e o de estupro 75,9%.

Hildon Chaves explicou que, além de mudar completamente o visual noturno da cidade, a iluminação pública trouxe segurança e dignidade. “Anteriormente os distritos e pequenas comunidades ficavam com o refugo, quando se tratava de iluminação. Agora isso mudou. A mesma qualidade do material colocado na capital é levada a todas as localidades”, adiantou.

Ele contou que a decisão de investir em iluminação pública foi tomada durante sua primeira campanha eleitoral, quando participou de muitas reuniões durante a noite, na época em que a escuridão dominava a cidade. “Iniciamos esse trabalho de forma acelerada e chegamos a este patamar. Porto Velho não deve nada a nenhuma capital brasileira nesse quesito”, acrescentou o candidato.

Hildon Chaves explicou que a iluminação na avenida Jorge Teixeira está sendo feita em parceria com o governo federal e com a Energisa, sendo que a empresa investiu em lâmpadas de led e a prefeitura entrou com o material mais caro, como a fiação e a adição de mais 130 postes. O trabalho deve ser concluído ainda nesta semana.

No Espaço Alternativo todas as antigas lâmpadas amarelas estão sendo retiradas e substituídas por brancas, mais harmônicas e que consomem menos energia. Já foi iniciada a obra no Trevo do Roque, onde serão adicionados mais 107 postes, deixando o local todo iluminado. Além disso, a BR-364 está iluminada até o Bairro Novo e também até a Unir. A ponte sobre o rio Madeira e o viaduto da Três e Meio também ficam totalmente claros durante a noite.

Voltando a falar dos distritos, para onde havia o hábito de levar restos do material usado na capital, Hildon Chaves explicou que em dois anos foi instalada mais iluminação do que em toda a história de Porto Velho. “Temos distritos que hoje estão 18 vezes mais iluminados do que em 2016”, pontuou o candidato.

Na live, a internauta Cris Ribeiro elogiou o trabalho da Emdur, dizendo que a comunidade de Terra Santa foi atendida com 100% de iluminação pública. “Muitas pessoas falam que o prefeito não está fazendo nada mais do que sua obrigação. É verdade. Mas se cada gestor que me antecedeu tivesse feito sua obrigação teríamos uma capital muito melhor do que a que nós recebemos”, finalizou o candidato Hildon Chaves.

 

 

 

Fonte: Assessoria 

 


 
Publicidade