Bom Dia, hoje 25/09/2020 - 8:07:53
 

Sejus reúne diretores penitenciários de Porto Velho para avaliação do sistema

06/11/2013   11:52

Como forma preventiva de avaliação das melhorias e condições atuais do sistema prisional em Porto Velho, a secretária de Justiça Elizete Lima reuniu todos os diretores das unidades penitenciárias no gabinete da Sejus, na manhã desta terça-feira (05). A reunião definiu os pontos de melhorias alcançadas nos últimos meses e serviu para avaliação das ações e tomadas de providências em pendências rotineiras que devem ser resolvidas.

O encontro teve como objetivo o fortalecimento das relações dos diretores com a secretaria e entre eles também, a troca de informações e o alinhamento das ações desenvolvidas nas unidades penitenciárias pelo governo do Estado, na Capital. “A reunião tratou de temas delicados, mas somos uma equipe e o diálogo é muito importante para mantermos a Sejus cada vez mais fortalecida”, declara Elizete que reforçou o pedido de colaboração e compreensão nestes quatro meses que está a frete da pasta.

Durante ao diálogo foi explicitada mais uma vez que a secretaria está aberta e à disposição para colaborar com diretores e todos os servidores. Também foi explicado como funciona a nova estruturação da Sejus após a nova lei da reforma administrativa do executivo, a situação do banco de horas e as funções gratificadas. Os diretores relataram as dificuldades encontradas nas unidades, como a insuficiência de material necessário ao serviço, combustível, problemas de efetivo, entre outros pontos e ficou determinado pela secretária Elizete Lima um acompanhamento mais próximo do trabalho desenvolvido nas unidades e a contínua tomada de providências necessárias para melhorias no sistema, que é muito complexo.

“Estamos fazendo de tudo para fortalecer o sistema socioeducativo e penitenciário. O governo do Estado não tem medido esforços para que as unidades sejam mais bem estruturadas para atender sejam os socioeducandos como os reeducandos, além da preocupação de proporcionar aos socioeducadores e agentes penitenciários melhores condições de trabalho. A herança de muito tempo de abandono e a falta de investimentos no setor por governos anteriores é que tem provocado este amontoado de situações complicadas. Mas, juntos vamos enfrentar tudo isso e vencer”, frisou Elizete.

Para o diretor administrativo da Penitenciária de Médio Porte (Pandinha), Ismael Florência o contato direto com a secretaria é importantíssimo, pois não há ruído no diálogo e as dificuldades, que às vezes surgem no atendimento das demandas, são apresentadas com maior tranquilidade para a secretária, pois recebemos muitas cobranças de todos os lados e queremos receber orientações de quem está acima da gente, para desenvolver o melhor trabalho”, explica o diretor.

O diretor geral da Penitenciária Estadual Ênio Pinheiro, José Emerson Fernandes falou da sua preocupação com a aproximação das festividades do final de ano que sempre deixam as unidades em situação de instabilidade. “Toda atenção tem que ser dada para este período, tanto na possibilidade de ter acordo de férias, reforço de efetivo e de estratégias, pois se uma cadeia cair, outras podem vir em cascata e não podemos deixar isto acontecer”, fala preocupado o diretor.

Na avaliação de todos a reunião foi positiva, mas outras devem acontecer para ir ajustando ações. Além dos diretores, também participaram da reunião, a adjunta da Sejus, Sirlene Bastos; o gerente geral do sistema penitenciário Adeilso Silva e o gerente regional de Porto Velho, Maurício Silva.

 

Fonte: Assessoria Sejus


 
Publicidade