Boa Tarde, hoje 20/10/2020 - 15:00:52
 

Prefeitura de Buritis lança o projeto Renovação do Parque Cafeeiro

20/01/2014   11:24

 

O município de Buritis possui uma considerável área agrícola, no qual tem um grande destaque o cultivo do café. Com o objetivo de promover a renovação e revigoramento das lavouras de café no município, esta administração criou através da Secretaria de Agricultura do Município de Buritis o Projeto “Renovação do Parque Cafeeiro”. No ano de 2013 foram realizadas várias reuniões com produtores rurais e esta semana se reuniram na ACIB, onde representantes da EMATER, CEPLAC Secretaria de Agricultura, Instituições financeiras e produtores puderam expressar suas ideias, definindo datas para entrega de 200 mil mudas que serão plantadas ainda no inicio deste ano.

O secretário de Agricultura Amarildo Ribeiro, frisou da importância de se plantar qualidade e não quantidade, relatando que um café comum tem uma média de 15 á 20 sacas por hectare nesta região e que essa espécie de café clonal tem produzido em Rondônia em algumas lavouras aproximadamente 100 sacas de café por hectare.

O café clonal ou Café Conilon BRS Ouro Preto é uma nova variedade de café produzido com as pesquisas da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Essa variação é capaz de fazer aumentar largamente a produção por hectare.

Nesta primeira etapa o projeto visa atender 100 propriedades onde serão plantadas 200 mil novas mudas de café clonal, uma espécie já cultivada no município, cuja produção alcança grande êxito. As mudas de café clonal estão sendo adquiridas pelos produtores através do viveiro do produtor e vereador Sr. Nidi (Reonides Pezzin) do Marco Satélite.

O projeto Renovação do Parque Cafeeiro é uma das metas desta administração proposta em seu plano de governo e para sua realização conta com a parceria da CEPLAC e EMATAR colaborando na elaboração de projetos aos produtores que necessitarem de empréstimos juntos a entidades financeiras do município, já a Prefeitura do município de Buritis através da secretaria de Agricultura realizará frete das mudas até suas propriedades; também horas maquinas para a preparação da área á ser plantada bem como o suporte técnico, pois as lavouras irão ser irrigadas. O café clonal demora aproximadamente um ano e meio, para produzir, de forma que veremos grandes resultados deste projeto já em 2015.

 

Fonte: Assessoria


 
Publicidade