Bom Dia, hoje 18/11/2018 - 10:02:57
 

REUNIÃO: Governador discute investimentos para Rondônia nos Ministérios do Planejamento e Cidades

06/03/2015   17:27

Governador se reuniu com ministro Nelson Barbosa

A construção do complexo portuário de Porto Velho, a implantação da Zona de Processamento de Exportação (ZPE) na capital e a ampliação da rede de esgoto na cidade de Ji-Paraná foram os principais assuntos da agenda do governador Confúcio Moura na tarde de quinta-feira (5), nos Ministérios do Planejamento Orçamento e Gestão (Mpog) e Cidades.

Com o ministro Nelson Barbosa, do Planejamento, Confúcio Moura abordou dois assuntos: o primeiro foi construção do complexo portuário as margens do rio Madeira, pelo sistema de concessão ou de Parceria Público-Privada (PPP). A sugestão do governador é que esse complexo seja executado pela União. “Primeiramente porque o governo federal tem experiência no regime de concessão. Ele concede aeroportos, rodovias. É fácil pra eles. O que me interessa é a obra feita em Rondônia”, disse.

A sinalização do Porto seria a consequência das ações no Complexo Portuário, e o governo do Estado implantaria a Zona de Processamento de Exportações. O ministro gostou da ideia e acolheu a sugestão. Barbosa disse que na terça feira-feira havia conversado com técnicos do Ministério sobre o assunto. Ele designou seu assessor direto, Maurício Vaz, para fazer o contato e dar andamento na proposta.

O outro assunto tratado refere-se à implantação e ampliação do sistema de esgoto do município de Ji-Paraná. O governador solicitou a prorrogação da portaria nº 493, para que seja possível firmar os termos de compromisso com a Caixa Econômica Federal. “Esta prorrogação é importante para nós empenharmos o esgoto sanitário em 100% da cidade. O ministro se comprometeu a analisar”, explicou Confúcio.

Com o ministro das Cidades, Gilberto Kassab, o assunto foi o mesmo do Ministério do Planejamento – prorrogação da vigência da portaria que atende Ji-Paraná. “Kassab foi muito gentil, aliás, ele foi meu colega no passado. Colocou todos os seus secretários nacionais para uma apresentação. Gostei da audiência” ressaltou Confúcio. Para ele, o ministro garantiu que não há como não atender a demanda.

Acompanharam o governador nas audiências, os senadores Acir Gugacz e Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp, o prefeito de Ji-paraná, Jesualdo Pires, e a superintendente da Sibra, Elizete Lionel.

 

 

Fonte: DECOM/RO


 
Publicidade