Boa Tarde, hoje 24/11/2017 - 13:36:07
 

Ferramenta permite acompanhamento online de recuperação de áreas

31/01/2017   18:21

 

Desenvolvido pelo CES Rioterra, o Sigweb dá transparência ao trabalho realizado pela entidade junto a pequenos agricultores de Rondônia

 

O Centro de Estudos (CES) Rioterra disponibiliza no site do projeto Semeando Sustentabilidade a ferramenta SIGWEB com informações geográficas da área de atuação nos municípios de Cujubim, Rio Crespo e Itapuã do Oeste, no entorno da Floresta Nacional do Jamari, em Rondônia. A ferramenta permite o acompanhamento do trabalho de recuperação de áreas degradadas realizado através do projeto, que é patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental.

 

“O SIGWEB dá transparência ao trabalho realizado pela Rioterra, porque permite aos produtores e à sociedade de uma forma geral acessarem a qualquer momento as áreas que estão sendo reflorestadas”, explica a coordenadora de Geotecnologias da entidade, Fabiana Barbosa, responsável pela concepção da ferramenta.

 

O ‘Projeto Semeando Sustentabilidade’ é voltado para agricultores familiares com o objetivo de apoiar a regularização ambiental das propriedades a partir da recuperação de áreas degradadas ou alteradas. “Além de melhorarmos os processos de gestão da propriedade, trabalhamos para que o produtor dê passos para diversificar e gerar renda com a implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs), que consorciam o plantio de árvores nativas com frutíferas e outras culturas”, complementa Fabiana. O trabalho facilita o processo de zoneamento das propriedades e a elaboração do Cadastro Ambiental Rural (CAR), que é uma condição indispensável para a regularização de imóveis rurais. 

 

A ferramenta Sigweb permite aos internautas e particularmente aos agricultores que participam do ‘Semeando Sustentabilidade’ conferirem os resultados das ações de reflorestamento e acessarem uma série de dados das áreas trabalhadas, como os nomes dos proprietários dos lotes, as medidas e a localização dos mesmos, entre outras informações. A ferramenta também disponibiliza o traçado de estradas e rodovias, corpos de água e as unidades de conservação da área de atuação do projeto.  

 

Os dados produzidos em campo e por meio da análise de imagens de satélite no laboratório do CES RIOTERRA são constantemente incorporados ao SIGWEB. A possibilidade de interação que o sistema disponibiliza por meio de camadas, ferramentas de medição, entre outras,permite que o usuário utilize as diversas informações contidas na plataforma de forma integrada ou de acordo com o interesse da consulta.

 

O Sigweb é alimentado com imagens de diversos satélites disponibilizados pelo Google Earth.

 

 

 

Fonte: Assessoria 


 
Publicidade