A modalidade de policiamento com a utilização de motocicletas, foi reforçada pelas equipes da Polícia Militar do Estado de Rondônia, por meio do Batalhão Belmont, mudando a realidade de inúmeras pessoas que residem em bairros e ruas que os carros não conseguem chegar, devido suas condições precárias de acessibilidade. No mês de janeiro 2024, o Grupo apreendeu duas armas de fogo, uma similar e prendeu um homem suspeito de crimes.
De acordo com o diretor de Comunicação Social da Polícia Militar, tenente-coronel PM Suffi, a utilização do Grupamento Tático com o Apoio de Motocicletas (GTAM), no policiamento ostensivo, proporciona maior agilidade e mobilidade para os policiais militares, as rondas ficam mais dinâmicas, rápidas e aumentam sua efetividade, obtendo melhores resultados no combate à criminalidade.
As motos entram e saem rápido em qualquer rua, melhorando muito o atendimento para quem precisa da polícia, e inibe a ação de criminosos que buscam lugares de difícil acesso para praticar crimes ou fazer uso de substâncias entorpecentes proibidas.
A população das áreas atendidas pela GTAM do 5º BPM – Batalhão Belmont, tem percebido a intensificação do policiamento realizado próximo as suas casas, escolas e comércios, principalmente nos bairros mais periféricos de Porto Velho, locais onde antes não eram patrulhados com tanta frequência.
Para ele, “o moto-patrulheiro tem uma tensão diferente do policial de viatura, por isso é de extrema importância que o policial que realiza o patrulhamento de moto, passe por uma capacitação, rigorosa e de qualidade, e receba atenção diária, para um bom desempenho das suas atividades, pois são exigidas algumas habilidades específicas desse policial”.
O comandante do 5º Batalhão, major PM Paulo Lima, explicou que com a modalidade de policiamento, ao acrescentar o uso das motocicletas nas atividades de policiamento, aumenta-se expressivamente as dificuldades, o perigo e o estresse sofridos pelo policial durante a sua realização. Por isso, é de extrema importância o apresto e adestramento dos profissionais de segurança pública para operarem nesta modalidade de policiamento.
Na Zona leste de Porto Velho, local onde a GTAM do 5º BPM, realiza seu policiamento em dias alternados, de segunda a sábado, os resultados também são favoráveis à população. Com um planejamento estratégico, foram colocados 08 motociclistas e 10 policiais para atuarem no combate à criminalidade, isso têm registrado um aumento significativo na prevenção e no atendimento às ocorrências.
A implementação da GTAM na área de cobertura do Batalhão, deu-se principalmente em virtude da grande necessidade de coibir os crimes, cujo modus operandi tem a motocicleta como meio de transporte, devido a facilidade de trafegar por lugares onde o carro não passa. Os números alcançados desde sua retomada mostram que foi uma decisão importante proporcionando mais proteção e maior sensação de segurança para a população da Zona Leste da capital.
Fonte: Seção de Comunicação Social (P-5) / 5º BPM
Fotos: divulgação / 5º BPM