A Prefeitura de Ariquemes, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social – Semdes, realizou nesta quarta-feira, 13, na Praça da Vitória, a “Ação Cidadania”, com o objetivo de acolhimento e identificar os indivíduos em situação de rua e usuários de entorpecentes em situação de vulnerabilidade, para acolhida na rede socioassistencial.
O evento foi organizado pelo Centro de Referência de Assistência Social (CREAS) e contou com a oferta de serviços junto a diversos órgãos do poder público, organizações da sociedade civil e voluntários, com vista a promoção social do ser, ofertando dignidade, reinserção familiar e possibilidade de tratamento em comunidades terapêuticas.
Na ação, foram disponibilizados os serviços de escuta seletiva, exames laboratoriais, corte de cabelo, roupas, kit de higiene (sabonete, escova de dente e creme dental), encaminhamento para comunidade terapêutica e encaminhamentos para a rede de serviço (equipamentos primários e secundários).
Durante o evento, oito (8) pessoas foram encaminhadas para a Casa de Passagem Amorevi, (1) uma mulher encaminhada para tratamento de drogadiçao no Centro de Tratamento da Amorevi, e seis (6) homens para a Missão Kadosh. Também foram oferecidas 8 passagens para o retorno à cidade de origem.
Diversos profissionais participaram das atividades, entrevistadores, guarda municipal, assistentes sociais, psicólogos, médicos, enfermeiros e cabeleireiros. O ato também contou com o apoio da Casa de Passagem Amorevi, Igreja Quadrangular IPO, com apoio na roda de música e conversa (Papo legal); Igreja Quadrangular Resgatando vidas – varal de roupas, sopa e apoio, e as Comunidade Terapêuticas com vagas para tratamento, Missão Kadosh, e a Comunidade Terapêutica.
Fonte: Decom/PMA
Foto: Arquivo PMA