Enchente
A enchente do Rio Madeira trouxe transtornos irreparáveis de Nova Califórnia na BR 364 a Demarcação no Baixo-Madeira, pois os distritos em especial o de São Carlos sofreram inundações e os meios de transportes foram temporariamente interrompidos. Diante disso a ação solidária dos portovelhenses na arrecadação de cestas básicas, inclusive material de higiene e de primeiros socorros está sendo fundamental na assistência de mais de 2000 mil famílias desabrigadas e/ou desalojadas.
Enchente I
Em face desse sinistro natural, representantes de moradores das áreas atingidas cobram das autoridades constituídas respostas concretas a cerca de indenizações e responsabilidades de possíveis culpados. A questão é que as opiniões são divergentes, pois enquanto uns dizem que esse fato é exclusivo das fortes chuvas na cabeceira do Rio Beni na Bolívia, agravado pelos empreendimentos das Usinas do Madeira, outros afirmam que é de exclusividade das hidrelétricas de Giral e Santo Antônio.
Enchente II
Longe dessa discussão os entes governamentais são cobrados pela sociedade civil organizada para que não meçam esforços no sentido de amenizar o sofrimento das famílias atingidas pela enchente. A prefeitura municipal suspendeu o carnaval ao decretar estado de calamidade pública e concentrar seus esforços nesse sentido, o executivo estadual também disponibilizou sua infraestrutura nessa parceria e o Ministério da Integração Nacional vem apoiando essa ação humanitária.
Enchente III
Os movimentos culturais da capital de Rondônia mesmo com insatisfação pelo adiamento de suas atividades vêm contribuindo nessa campanha de ação solidária, pois se engajaram na arrecadação de alimentos. Por outro lado, políticos de diferentes siglas partidárias estão aproveitando para fazer campanha eleitoral antecipada e se aproveitando desse momento de desolação por parte das famílias vítimas desse desastre.
Enchente IV
A previsão do Sipam (Sistema de Proteção da Amazônia) é de que o nível a água do Rio Madeira, o qual já se encontra com 18, 73 metros acima da média só começa a baixar no mês de abril. Em consequência os alojamentos improvisados em escolas, igrejas e apartamentos alugados pelo poder público deverão ser ampliados, inclusive o apoio logístico e financeiro, pois do contrário haverá um caos ainda maior.
Projetos
Em aparte na Câmara Municipal de Porto Velho a vereadora Elis Regina (PCdoB) declarou estar preocupada com os projetos de leis elaborados pela Casa, pois mesmo tendo assessoria jurídica a maioria tem sido considerada inconstitucional pelo executivo. Exemplificou com o projeto que obriga o município de pagar aos servidores municipais a licença prêmio em pecúnia, a qual já havia uma manifestação de um juiz a favor da inconstitucionalidade.
Projetos I
Esse questionamento é para que o legislativo não crie uma falsa expectativa nos servidores e na população em geral, por isso salientou aos seus pares que tivessem o cuidado de procurar e consultar a legislação a fim de evitarem essas práticas. Nesse sentido sugeriu que a Procuradoria Geral da Câmara Municipal fosse mais bem aparelhada, com o intuito de poder acompanhar melhor a apresentação de projetos em plenário e evitar essa quantidade de vício de iniciativa.
Semes
A Semes (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) deu um exemplo de organização no evento Porto Velho Open de Esportes, o qual teve início no dia 20 de dezembro de 2013 e findou no domingo (02/03), envolvendo 11 modalidades, a saber: Duatlon, Taekwondo, Basquetebol de Rua, karatê, Futevôlei, Vôlei de Areia, Futebol de Campo, Atletismo, Judô, Tênis de mesa e Ginástica Rítmica. No encerramento houve a premiação dos campeões com troféus, medalhas e agradecimentos aos parceiros a exemplo da imprensa e a equipe técnica da secretaria.
Português
O empresário Mário Português não está nada satisfeito com a classe política rondoniense, principalmente com os cardeais do PMDB. Em uma conversa recente no seu empreendimento de soja na BR-364 sentido Distrito de Jacy-Paraná declarou está decepcionado, pois todas às vezes que indica sua postulação a algum cargo eletivo, um grupo considerável de aproveitadores batem em sua porta em busca de benesses.
Português I
Revelou que não entende como os portovelhenses deixaram de eleger um prefeito empreendedor e com experiência comprovada na área administrativa em favor de um médico, o qual até o momento não demonstrou a que veio. Por outro lado, deixou subtendido que não sairá candidato nas próximas eleições, mas como na política tudo é imprevisível só resta esperar para ver se o empresário da Coimbra manterá sua palavra.
Autor: DAVID RODRIGUES