Ideologia
A corrupção desenfreada no País que abalou o sustentáculo da República pôs fim a ideologia, pois as bandeiras deixaram de ser erguidas em nome de causas nobres e estas foram substituídas por acordos sombrios. A Operação Lava Jato em sua 26ª fase vem descortinando toda uma trama para saquear o erário público a partir da Petrobras, inclusive com repercussão mundial.
Ideologia I
Com as investigações centralizadas na 13ª Vara Federal de Curitiba, o juiz Sérgio Moro com sua firmeza já levou megaempresários e políticos de renome nacional à prisão. O que fica evidente é o fato de à cada nova operação serem revelados nomes de políticos de diversas agremiações partidárias, inclusive deixando claro que o projeto de poder é o ganho para si e seus correligionários.
Janela
A janela de mudança partidária está em pleno vigor, até o dia 2 de abril quem pretender mudar de partido para concorrer às eleições 2016 não perderá o mandato. Nesse ínterim, já é possível detectar políticos que mudaram radicalmente de legenda. Inclusive, houve os que desprezaram o conteúdo programático que defendiam e se revestiram de nova roupagem.
Janela I
A dúvida está em saber se os eleitores compreenderão essa atitude, pois políticos que bebiam água e de uma hora para outra passaram a beber vinho podem ser vistos com desconfiança. Há quem desconfiem de insegurança nesse tipo de comportamento, principalmente se irão pedir votos ‘abraçados’ com ex-adversários que combatiam de forma contundente.
Prefeituráveis
Os prefeituráveis estão articulando seus grupos e assessorias para se apresentarem à comunidade, a ideia de uns é a de se defenderem atacando. Nessa linha de raciocínio estaria o atual prefeito Mauro Nazif (PSB), inclusive o ex Roberto Sobrinho (PT). Com a artilharia pesada dos adversários em cima dos dois, quem for melhor articulado poderá passar de alvo a protagonista.
Prefeituráveis I
Com a indefinição da deputada federal Mariana Carvalho, talvez por blindagem de sua assessoria, outros nomes se apresentam para essa disputa. Os deputados estaduais Ribamar Araújo (PR) e Léo Moraes (PTB) já movimentam suas bases para saírem na dianteira do processo eleitoral, inclusive o petebista vem fazendo uso de recursos multimídias para se propagar nas redes sociais.
Sintero
O Sintero (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Rondônia) deflagrou greve na regional Porto Velho, a administração municipal responde que está no limite prudencial e não pode atender as reivindicações da categoria. No entanto, vem contratando remanescentes de concursos anteriores desse segmento e da saúde afim de findar às horas extras.
Sintero I
Durante as plenárias na sede do sindicato, alguns servidores da educação creditavam aos vereadores o fato de não preverem no orçamento verbas para esse fim e acusaram os mesmos de aumentarem o próprio salário. Por outro lado, o presidente da Casa de Leis, Jurandir Bengala (PR) contestou dizendo que foi apenas uma recomposição salarial desde 2012.
ALE
A ALE (Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia) foi sede da VI Reunião do Parlamento Amazônico, realizado na Assembleia Legislativa, inclusive recebeu representantes de nove estados da Federação. Na oportunidade, os parlamentares rondonienses e do Amazonas cobraram com veemência a necessidade da revitalização da BR-364.
ALE I
Também evidenciaram a importância da Zona Franca Verde, a qual possibilitará o desenvolvimento de toda Amazônia Ocidental, incluindo o Amapá e o Macapá. A ideia é atrair investidores através da isenção do IPI (Imposto Sobre Produtos Industrializados), mas o objetivo maior é alcançar o crescimento econômico com desenvolvimento sustentável.
Hidrelétricas
Dentro dessa perspectiva e do tempo destinado ao debate da questão energética, os representantes das hidrelétricas de Jiral e Santo Antônio não compareceram e casou uma má impressão no público presente. Diante de críticos cada vez maior contrários aos reais benefícios desse empreendimento, não há dúvidas que perderam uma oportunidade para se projetarem.
Hidrelétricas I
Um dos pontos que deveriam opinar seria a questão das bandeiras tarifárias, pois no Estado de Rondônia deveria ser adotada a verde sem custo por ser fornecedora de energia. Dentre os deputados que protestaram, podemos citar o Léo Moraes (PTB, o qual sugeriu que fosse emitida uma Nota de Repúdio às duas empresas por essa desconsideração com a Casa de Leis.
Caerd
O Executivo Estadual deu um bom exemplo de moralidade pública ao autorizar a Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) cumprir mandados de busca e apreensão na sede da Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (Caerd). Agentes da Polícia Civil agiram para apurar fraudes em processos licitatórios, afim de possibilitar novos investimentos.
Caerd I
A operação Kairós comandada pelo delegado Marcos Vinícius Filho, a princípio identificou cerca de 11 pessoas que formavam o núcleo dessa conduta reprovável. No entanto, o trabalho vem sendo desenvolvido desde julho de 2015. O período investigado está compreendido entre 2009 e 2010, após uma comissão apresentar à Diretoria um relatório apontando irregularidades.
Desamor
A Semana Santa nos faz repensar sobre às atitudes que tomamos no cotidiano, pois a bandeira defendida por Jesus Cristo até hoje vem sendo propagada por seus seguidores. No entanto, também é possível observar que muitos seres humanos com desvio de conduta vêm vivendo em total desamor. Inclusive, ceifando a vida de seus semelhantes.
Desamor I
Dessa forma, a violência vem sendo propagada através de crimes hediondos e até macabros. É possível constatar bandidos e drogados buscando uma forma de sustentar seus vícios e vida fácil, enquanto há quem aja contra seu próximo por pura maldade. Crimes perversos como a o esquartejamento do professor da São Lucas, latrocínio por celulares, dentre outros causam pânico na sociedade.
Autor: DAVID RODRIGUES