Convenções
Passada às convenções partidárias houve muita turbulência, mas nenhuma novidade com relação aos nomes anunciados tempestivamente como pré-candidatos ao governo do estado de Rondônia, pois todos foram devidamente homologados em suas respectivas convenções. Agora é esperar pelo entendimento dos juízes e promotores eleitorais, quanto á liberação ou impedimento dos registros dessas candidaturas.
PSOL
O PSOL foi o primeiro a oficializar o nome de Pimenta de Rondônia para disputar o governo pela legenda, pois já vinha tralhando nesse sentido e seus correligionários entraram nesse consenso. Quanto ao vice na chapa a ata ainda está em aberta aguardando os militantes definirem até hoje à noite, estava sendo ventilado o nome de Antônia Araújo de Jacy-Paraná, mas essa tendência não prosperou.
PSDB
Em que pese o PSDB está temeroso quanto ao registro da candidatura do ex-senador Expedito Júnior, o mesmo não demonstrou preocupação e foi homologado na casa de show Talismã 21. Dessa forma segue com tranquilidade e convicto da vitória, no entanto, caso tenha algum impedimento jurídico terá na pessoa de seu vice, deputado estadual Neodir Carlos (PSDC) a possibilidade de substituição.
PMDB
A convenção do PMDB foi marcada pela mágoa de seus caciques com o PT, pois havia um entendimento com a executiva nacional para que indicasse o vice na chapa oficial. Com a recusa dos petistas regionais, oficializaram a reeleição do governador Confúcio Moura com o vice Lúcio Mosquini do mesmo partido em detrimento dos aliados, os quais debandaram, mas com a substituição pelo nome de Daniel Pereira (PSB) apaziguo.
PR
O PR em convenção conjunta com o PP, PPS e PROS sob a liderança do senador Ivo Cassol homologou o nome da advogada Jaqueline Cassol tendo como vice o deputado federal Carlos Magno ao governo do estado, dando um banho de água fria nas pretensões do deputado estadual Maurão de Carvalho. Sendo que o tom desafiador da véspera de ambas as partes deu lugar a reconciliação, logo após o encerramento.
PT
A decisão do 16º encontro estadual do PT em lançar o deputado federal Padre Tom ao governo quase sofre uma intervenção nacional, após pressões de partidos aliados em Brasília. Mas prevaleceu a vontade da militância regional e seu nome foi confirmado, sendo que terá também uma chapa puro-sangue com a vereadora Fátima Ferreira de vice e a garantia do apoio de Rui Falcão, presidente maior da legenda.
Polarização
Das cinco coalizões formadas para disputar o governo de Rondônia vislumbra-se uma polarização grande nas principais regiões do estado, em especial no cone sul, zona da mata e vale do Jamari. Sendo que a força política que conseguir agregar a maior fatia do eleitorado da capital sairá na frente, portanto, os portovelhenses ao contrário das últimas eleições decidirão o resultado final do primeiro turno.
Senado
Com relação às candidaturas postas ao senado até o momento a reeleição de Acir Gurgacz leva ligeira vantagem quanto às demais, em virtude de seu prestígio e poderio econômico, além de estar acomodado no grupo capitaneado pelo governador Confúcio Moura. Por outro lado, com a decisão do PT em não lançar candidato para esse cargo, a militância ficou livre pra escolher e veem em Acir um aliado de longas datas.
Articulador
Por incrível que pareça nessas eleições não podemos eleger nenhuma figura política que se destacou como ‘o grande articulador’ na formação das alianças partidárias, pois ao contrário houveram os que quase levam tudo a perder ao serem imprudentes na condução das convenções partidárias. Quanto à liderança, aí sim, há na figura do senador Ivo Cassol um bom exemplo, mas se isso levará seu grupo à vitória é outra realidade.
Juntos e separados
A turbulência causada pelas lideranças políticas do estado ao definirem os aliados na data limite para fecharem os acordos políticos mexeu com os nervos e quase muda o tabuleiro político estabelecido previamente, de certa forma estavam ao mesmo tempo todos juntos e separados. Assim para esses caciques que sentaram à mesa na busca de uma aliança não vale à máxima: “diga-me com quem andas que direi quem tu és”.
Autor: DAVID RODRIGUES