Desgoverno
O vereador Jair Montes (PTC) discursou na Câmara Municipal na penúltima sessão antes do recesso e fez uma analogia entre o futebol e a política, salientando que a forma de se jogar hoje ou se governar é com bom planejamento. Por outro lado, declarou que um treinador de futebol se tira a qualquer momento, mas um político só de 4 em 4 anos. Dessa forma chamou de desgoverno a atual administração no estado.
Desgoverno I
Mas sua empolgação se dá após ter seu nome cooptado para ser candidato a deputado federal atendendo um pedido particular do senador Ivo Cassol (PP), assim municiou sua metralhadora giratória e está afiado para o pleito. Nessa linha vem com a bandeira de que falta compromisso do chefe do executivo estadual com a capital, e principalmente o comprometimento da bancada federal dado a sua ineficiência.
Medeiros
O ex-secretário Mário Medeiros da Semad (Secretaria Municipal de Administração) não anda debaixo de brisa suave, pois teve um convite aprovado para comparecer a Câmara Municipal de Porto Velho e se explicar sobre a aquisição de tubos PVC orçada em torno de 32 milhões de reais. Essa propositura foi do vereador Léo Moraes (PTB), o qual está disposto a sugerir caso seja necessário uma CPI.
Medeiros I
Após não ter sucesso em ser indicado para vice na chapa oficial de reeleição do governador Confúcio Moura (PMDB), Mário Medeiros aceitou o desafio de disputar uma cadeira na Câmara Federal. Para tanto está confiante na tropa de choque do prefeito da capital Mauro Nazif (PSB), mas com esse bombardeio, inclusive de fogo amigo irá precisar de muita tranquilidade pra tocar sua campanha.
Funerária
O vereador Cabo Anjos (PDT) declarou que em Porto Velho está difícil até pra morrer, pois no fim de semana quando prestava assistência à família de um cidadão que veio a óbito, ficou sabendo que o convênio entre a prefeitura e as funerárias havia sido suspenso e lamentou que essa situação estivesse acontecendo, sendo que o pobre está próximo de ser jogado e não ter um enterro digno por serem de famílias carentes.
Funerária 1
Já a vereadora Ana Negreiros (PMDB) também enfatizou a questão das funerárias e revelou que fez gestão junto a secretária da Semas e ao procurador geral da PGM, mas lamentou que o mesmo a tenha tratado como uma de suas assessoras. Essa indignação é porque o chefe maior da procuradoria não a tratou como uma representante do legislativo, pois solicitou toda uma medida protocolar.
Reunião
A vereadora Fátima Ferreira (PT) informou que os moradores atingidos pela enchente do Rio Madeira estão em situação de abandono, inclusive alguns permissionários das feiras e mercados estão sem possibilidade de trabalhar. Já no Baixo-Madeira as ações não tem chegado a contento, mas haveria uma reunião no MP para que encontrassem uma solução definitiva por parte do governo estadual e municipal.
Copa do Mundo
Passada a ressaca da Copa do Mundo agora é buscar forças e prosseguir, pois a esperança é renovável e ninguém pode ficar se lamentando pelo título que não veio em que pese muitos compatriotas não o desejarem. Por outro lado, foi-se a magia do futebol mundial, o carnaval e agora vêm à campanha política e esse é o momento de todos concentrarem suas energias a fim de fazer a melhor escolha.
Em quem votar?
Engana-se quem pensa em votar em A ou B e vislumbrar uma transformação inédita e imediata, seja nos cargos majoritários e proporcionais a nível regional ou nacional. Assim como no período das convenções onde todos os partidos sentaram a mesa de negociação e estarão em lados opostos no horário eleitoral, tornarão a sentar juntos, tão logo encerre o primeiro e/ou haja o segundo turno.
Em quem votar? 1
Seguindo esse raciocínio, ninguém governa só, pois deputados e senadores não executam em que pese disponibilizarem de emendas parlamentares, os quais serão em sua maioria cooptados pelo chefe do executivo assim que termine as eleições, seja qual for o vencedor. Portanto, os políticos até podem fazer jogo de cena, mas o eleitor não e o encontro com a urna é único e lá é você que escreve a história.
Autor: DAVID RODRIGUES