Armas
Quando alguém se propõe a entrar em uma batalha escolhe previamente suas armas de combate, pois jamais vem pra luta sem saber quem são seus aliados. É assim em todas as pelejas de nossa vida e não seria diferente na de quem postula um cargo eletivo, sabendo que muitas vezes no auge do confronto recebe novas adesões e ganha força em seu pleito.
Armas I
Seguindo essa linha de raciocínio é natural que seguimentos a exemplo da maçonaria, evangélicos, desportistas, educadores, sindicalistas, empresários, profissionais liberais e ativistas ergam suas bandeiras na busca de ampliar seu espaço nos poderes legislativo e executivo. Por outro lado, como a forma de atuação de cada um é diferenciada cabe ao TRE (Tribunal Regional Eleitoral) disciplinar as regras desse jogo.
Rede social
A Rede social deveria ser uma ferramenta de fraternidade e de união entre amigos e familiares perto e distante, mas infelizmente vem se tornando em um canal de difamação e desrespeito ao próximo. É lamentável ver pessoas agindo como se fosse crianças quando brigavam por qualquer motivo na sua vizinhança, hoje crescidos trouxeram esse comportamento infantil para o mundo virtual.
Rede Social I
Não cultuo essa prática, pois aprendi na labuta da vida que problema pessoal se resolve no olho a olho e não valorizo alguém que haja com covardia. A pessoa deve honrar seu nome e está sempre preparado para vencer as adversidades do cotidiano, no entanto, existe quem prefira agir com maldade ao invés de justiça e por isso abomino tais pessoas.
Jaqueline
A assessoria da governadorável Jaqueline Cassol do PR (Partido da República) está empenhada em calar os internautas que postam comentários contrários ao seu projeto político e se esquece da grande massa, os quais de fato decidem o resultado da eleição. O facebook é uma ferramenta de via dupla, pois ao mesmo tempo em que serve para divulgar a plataforma política é também utilizada por desafetos.
Jaqueline I
Seu programa eleitoral gratuito no rádio e na TV precisará de um considerável tempo para convencer o eleitorado de que não há nem um envolvimento seu no caso da morte da Naiara Karine, principalmente a fatia de eleitores que não usa rede social e não costuma acompanhar os noticiários. Na periferia de Porto Velho acredita-se que ela esteve na cena do crime, essa é a voz que ecoa nas ruas.
Propaganda
Desde o início da campanha eleitoral as estratégias dos candidatos se diversificam, enquanto uns ainda não colocaram seu bloco na rua, outros já mostram a que vieram. Em que pese às coordenações dos comitês estarem esperando o horário eleitoral no rádio e TV, há candidatos proporcionais que já fazem uma propaganda visual maior que os majoritários.
Propaganda I
Em Porto Velho ver-se em todas as zonas da cidade veículos com adesivos perfurados e placas nas residências dos candidatos a deputado estadual Toco, Maurão de Carvalho Marcelo Cruz, Leudo Buriti, Ana Negreiros e Elis Regina. Já pra deputado federal destaca-se Mariana Carvalho, Marcelo Bessa, Garçom, Edgar do Boi e Roberto Sobrinho.
Eleitor
Essa eleição geral em Rondônia será marcada pelo voto dos amigos e do eleitor corrupto, pois os primeiros se doam em prol de um objetivo comum e o segundo se vende por interesse pessoal. Há candidatos que se dizem decepcionados com os eleitores, no entanto, esses afirmam que só agem assim porque os políticos só aparecem nos bairros pra pedir votos e não voltam mais.
Eleitor I
O grande problema é que essa prática só serve para o surgimento de políticos profissionais, os quais aproveitam dessa abertura e se mantém no poder através da corrupção eleitoral. Por outro lado, o eleitor perde o direito de exigir um trabalho digno a quem ‘confiou o voto’ e em consequência amargar a falta de políticas públicas na área da saúde, educação, esporte, segurança, etc…
Autor: DAVID RODRIGUES