Orçamento
Em que pese à oposição acirrada do presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, deputado estadual Hermínio Coelho, o Orçamento 2015 foi aprovado por unanimidade no valor de R$ 7.319.773.982,00.. O relator petista Ribamar Araújo cumpriu o prazo legal mesmo em um período de turbulência na classe política, em virtude das operações da Polícia Federal.
Orçamento I
O resultado não poderia ser outro porque todos os poderes têm seus compromissos e ações pra executarem, um atraso ou a não aprovação poderia criar problemas na estrutura administrativa de cada poder. Por outro lado, os parlamentares precisam assegurar suas emendas e direcioná-las a favor da base que lhes dão sustentação nos municípios.
Revista
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Hermínio Coelho (PSD) teve a solidariedade de seus pares para aprovar projeto de lei de sua autoria que proíbe a revista ‘vexatória’ nos presídios rondonienses. As famílias dos presos vêm reclamando de maus tratos e desrespeito ao visitarem seus entes queridos encarcerados, mas vez em quando mulheres são flagradas com drogas e celulares no órgão genital.
Revista I
A idéia é que devido a uma emenda do deputado Eurípedes Lebrão (PTN), daqui a 180 dias o governo terá que utilizar equipamentos eletrônicos na revistas íntimas e evitar o contato físico. A população carcerária agradece, pois de acordo com informações de agentes penitenciários não há 100% de confiabilidade nos detectores de metais e isso poderá criar transtornos futuros.
Segurança
A Operação Final de Ano 2014 está procurando garantir a segurança dos rondonienses nesse período festivo, a fim de diminuir o crescente número da violência que vem causando pânico em populares e comerciantes. Com cerca de 200 policiais militares incluindo os da área administrativa, prosseguirá até meados de janeiro e contam pra essa tarefa com o apoio das demais forças de segurança que agem no estado.
Segurança I
Por outro lado, mesmo diante de todo esse aparato a criminalidade não vem dando trégua e não escolhe lugar para atacar suas vítimas. Em virtude disso a falta de segurança confiável cria um clima de risco real no cotidiano das pessoas, as quais vivem amedrontadas tentando levar uma vida normal e fazendo suas orações para não se tornaram a próxima vítima.
Mosquini
O deputado federal eleito, engenheiro Lúcio Mosquini não lutará por sua diplomação da cadeia, pois o STJ (Superior Tribunal de Justiça) restituiu sua liberdade após uma negativa do judiciário local. A ministra Maria Thereza de Assis Moura ao conceder o Habeas Corpus contribuiu para que tirasse o paletó do guarda-roupa e se preparasse para a posse dos eleitos na próxima terça-feira (17/12), sem constrangimento algum.
Mosquini I
Mosquini havia sido preso durante a Operação Ludus e passou nove dias encarcerado juntamente com o prefeito de Ouro Preto Alex Testoni (PTC) e mais 11, com essa decisão todos foram soltos. Ao ganhar sua liberdade e respirar ar puro fora do estabelecimento prisional manifestou primeiramente um desejo, o de ficar vivo para provar sua inocência.
Infelicidade
A suposta noiva do filho do prefeito Alex Testoni cometeu uma infelicidade ao postar no Facebook em um momento de destempero emocional, que um juiz havia cobrado R$ 300 mil para liberar os acusados presos na operação Ludus. O inconseqüente ato gerou a reação através de notas do Tribunal de Justiça e do Ministério Público, sendo que o primeiro irá requerer a responsabilização da jovem.
Infelicidade I
O único erro da moça foi o de não controlar suas paixões dentro de uma realidade de respeito aos poderes constituídos, principalmente depois de tantas operações da Polícia Federal no estado. Com dezenas de mandados de prisão executados seria hipocrisia achar que os correligionários dos que são presos, manifestasse uma relação de amor a quem promove a justiça.
Autor: DAVID RODRIGUES