Conduta
Esse ano de 2014 está marcado pelo desvio de conduta de alguns policiais da Polícia Militar, os quais deveriam honrar a farda e cumprir o juramento de posse e defender os cidadãos rondonienses. Há um grupo encarcerado na prisão do Comando Geral por supostamente estarem extorquindo comerciantes de carregamento de cigarros, e envolvidos com o tráfico de drogas.
Conduta I
Na operação Ludus foi desarticulado outro que camuflado de Assessoria Militar, estava sendo o braço armado da organização criminosa que levou à prisão o prefeito de Ouro Preto D’oeste Alex Testoni. Já um terceiro grupo agia na região do distrito de Jacy-Paraná, sendo que ao tentarem render a família de um empresário local, esse reagiu e acertou um tiro a cabeça de um ‘policial’ que estava encapuzado.
Câmara
O deputado federal Eduardo Cunha (PMDB-RJ) que lançou sua candidatura recentemente à presidência da Câmara dos Deputados esteve reunido a com a cúpula regional de seu partido em Rondônia, a fim de garantir os votos da bancada e elaborar uma agenda de compromissos. Na oportunidade participaram o senador Valdir Raupp e o governador Confúcio Moura, além de deputados federais governistas.
Câmara I
O momento seria de extrema importância se a pauta tratada nesse encontro servisse como um parâmetro para os avanços nas políticas públicas do estado de Rondônia, ao contrário, houve muita badalação e pouco compromisso eficaz. Se o senador que presidiu o maior partido do país com controle no Congresso Nacional não conseguiu efetivar a transposição, a glória não virá de um político alheio aos rondonienses.
Dnit
Assim como o judiciário de Rondônia vem adotando ferramentas de tecnologia nas redes sociais para ter uma aproximação maior com os jurisdicionados, o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) passará a usar em smartphones. Um mecanismo será disponibilizado para informar em tempo real os problemas nas rodovias, a fim da estatal cobrar agilidade das empresas nos reparos.
Dnit I
A ideia é inovadora e custará R$ 20 mil ao erário, mas a questão é quanto ao alcance do objetivo porque não adiantará a central receber as informações dos condutores dos veículos e não haver a execução dos serviços em tempo hábil. Por outro lado, não seria necessário porque a obrigação do Dnit é monitorar as rodovias e saber exatamente os pontos a serem revitalizados.
Natal
O natal chegou e a virada do ano se aproxima, o povo se pergunta o que comemorar no estado de Rondônia no contexto político e social se em quase 100% das iniciativas houve licitações viciadas. As supostas fraudes descobertas nas operações dos Ministérios Públicos com o apoio da Polícia Federal, dentre outras forças deixou a população desacreditada nos detentores de mandatos eletivos e correligionários.
Natal I
Com a soltura de todos os envolvidos nas operações até aqui desencadeadas a exemplo do prefeito de Ouro Preto Alex Testoni, ex-secretário da Sefin Gilvan Ramos, deputado federal Lúcio Mosquini e do empresário Zezinho do Maria Fumaça o ar de impunidade impera na população. Diante dessa realidade resta oferecer o vinho aos órgãos de controle, o pernil ao judiciário e o ‘Papai Noel’ ao povo.
Réveillon
A Prefeitura de Porto Velho após ter sido ridicularizada nas redes sociais ao economizar com a decoração natalina, optando por montar árvores de natal de pneus não está poupando recursos para o projeto ‘Virada Show Porto Velho 2015’. Destinando o valor de R$ 489 mil para custear o show da Banda Calypso, além da queima de fogos.
Réveillon I
No entanto, essa iniciativa do executivo municipal já está dando o que falar e o Tribunal de Contas através do conselheiro Wilber Coimbra requereu os autos do processo, a fim de ver a lisura desse procedimento. A Funcultura (Fundação Cultural) terá que convencer a corte da necessidade desse projeto, através de convênio com a Associação Beneficente Resgatando Vidas (ABRV).
Autor: DAVID RODRIGUES