Sindicatos
Nessa quarta-feira (18/03) os principais sindicatos do Estado de Rondônia a exemplo do Sintero, Sindsaúde, Singeperon, Sinjur e Sinsepol iniciam um manifesto de três dias afim de sensibilizarem o executivo a atender suas reinvindicações. A paralisação será em tom de advertência e caso não entrem em acordo, possivelmente o movimento grevista entrará em cena.
Sindicatos I
O Sinsepol adere a princípio à paralização nacional da Polícia Civil e posteriormente se junta aos demais em um coro só, contra a morosidade da política salarial em cumprir principalmente o pagamento dos 6% antecipadamente acordado. Os sindicalistas se queixam em sua maioria que as discussões feitas com a MENP (Mesa de Negociação Permanente), findam em tese ficando nas conversações e não há encaminhamentos.
Executivo
O executivo por sua vez na pessoa do governador Confúcio Moura (PMDB) tratou de procurar os representantes da Assembleia Legislativa, Ministério Público, Tribunal de Contas e o de Justiça para explicar a impossibilidade de conceder reajuste nesse momento. Por outro lado, os sindicatos alegam que ao mesmo tempo em que relata isso revela que as contas públicas estão ajustadas.
Executivo I
Sentindo a pressão aumentar de todos os lados os emissários do governo criaram a estratégia de negociar a parte com cada categoria, sendo que a princípio propuseram uma contraproposta ao Sintero. Nesse primeiro momento seria viabilizada uma gratificação de 7,97%, o cumprimento do piso salarial nacional, a implantação do auxílio-transporte e demais para ser avaliado pela categoria.
OAB
A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) saiu a campo defendendo a prova unificada em nível nacional, entendendo ser o melhor caminho para que haja profissionais no mercado aptos a defender de forma eficiente sua clientela. Essa disposição deu-se em virtude da existência do Projeto de Lei nº 2.154/2011 que defende a extinção do exame, afim de que apenas o diploma de bacharel seja válido para o exercício da profissão.
OAB I
Por outro lado, prepara as 27 Seccionais para a Semana de Mobilização pelo Combate à Corrupção que ocorrerá no período de 23 a 29 de março. No ato ocorrido no último domingo (15/03) que marcou os 30 anos de regime de exceção, a OAB se manifestou em apoio ao direito da população de manifestar, no entanto, preferiu não fazer juízo de valor com relação ao pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff (PT).
Ex-governadores
Há uns ‘calos’ que sangram a economia do estado de Rondônia a exemplo do pagamento da dívida do extinto Beron e da pensão vitalícia aos ex-governadores, sendo que praticamente todos possuem subsistência própria. Oswaldo Piana é um médico bem sucedido, Valdir Raupp (PMDB) e Ivo Cassol (PP) senadores, José Bianco (DEM) advogado de renome.
Ex-governadores I
Enquanto os trabalhadores em geral e o funcionalismo público recebem um salário mediano, os ex-governadores se locupletam com valores acima dos 20 mil reais por mês. Há quem deseje o fim desse abuso a exemplo da OAB, mas a morosidade é grande no judiciário e os beneficiados não se constrangem mesmo diante de milhares de assalariados vivendo do mínimo nesse país.
Crise
Em que pese a constituição versar sobre a convivência pacífica e harmônica entre os poderes e órgãos em geral, vez em quando há uma saliência quando um tenta pautar as atividades do outro. Quando isso ocorre a população sente o reflexo porque enquanto aparam as arestas, muitas vezes deixam de atender a contento a sua clientela carente de encontrar amparo em seu cotidiano.
Crise I
O clima harmonioso de início de legislatura na Assembleia Legislativa e o segundo mandato do governador Confúcio Moura (PMDB) findou, o legislativo usa a estratégia de trancar pauta e o executivo de não liberar emendas. Nesse ínterim, interlocutores entram em ação para que o diálogo seja prioridade e com muita ‘conversação’ fazem o estado deslanchar.
Mulher
O mês de março é marcado por homenagem às mulheres no setor público e privado, no entanto, essa cultura deveria ser cultivada nos 364 dias do ano porque o cotidiano feminino não é formado apenas de flores. Dentre as várias que ocorreu, a iniciativa do Supremo Tribunal Federal (STF) em dedicar uma semana aos julgamentos dos réus que praticaram crimes com as mesmas foi acertada.
Mulher I
Essa medida justifica-se ,sobretudo, se pararmos para assistir aos programas televisivos a nível nacional sobre o tema, principalmente o ‘Cidade Alerta’ na TV Record todas as tardes onde o crime passional lidera a audiência nesse horário. Assim, quando elas não perdem a vida ficam com sequelas no aspecto físico e notadamente no psicológico porque sofrem com as marcas da violência.
Autor: DAVID RODRIGUES