Extrema
O deputado Maurão de Carvalho (PP) resolveu reaver a luta dos ativistas em favor da emancipação do distrito de Extrema, a fim de tornar munícipio a região da Ponta do Abunã. Este desejo vem sendo alimentado há décadas, inclusive com a realização do plebiscito homologado pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) à espera da aprovação do projeto 353/14 no Senado Federal.
Extrema I
O ativista Aparecido Bispo está convicto que dessa vez há uma grande possiblidade de obterem êxito, pois já houve quatro projetos de lei vetados tempestivamente. Essa expectativa dar-se em virtude do senador Valdir Raupp (PMDB) ser o relator da matéria, e acreditando em uma votação favorável em Brasília procurou à Casa de Leis em Rondônia para abraçar a causa.
Sepaz
O superintendente da Sepaz (Superintendência Estadual de Promoção da Paz), Thiago Flores procurou recentemente o deputado estadual Aélcio da TV (PP) com o intuito de viabilizar recursos para o combate ao uso de drogas. Em resposta soube que o parlamentar sempre desejou apoiar essa causa, pois as consequências vêm destruindo famílias.
Sepaz I
A conversa foi produtiva mais revelou que das 44 entidades cadastradas na Sepaz apenas três enquadram-se nos requisitos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), e isso dificulta a viabilização de recursos. Por outro lado, o superintendente informou que dentre as entidades conveniadas em todo estado há somente 106 vagas disponíveis para internação voluntária.
Usinas
Enquanto às discussões sobre as consequências dos impactos das Usinas Hidrelétricas do Madeira não esgotam, principalmente após a cheia de 2014 os sindicalistas já discutem a de Tabajara. O representante do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil (Sticcero), Raimundo Soares visa amenizar o desemprego na categoria com a conclusão das primeiras.
Usinas I
A nova usina a ser construída no rio Machado no município de Machadinho do Oeste gerará cerca de 5 mil empregos, com previsão de ficar pronta em até cinco anos. Dessa forma, o líder sindical procurou o presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (PP) afim de agilizar os trâmites, no entanto, há controvérsias com licenciamento e ambientalistas.
Cartografia
O Exército lançou o projeto ‘Rondônia de ‘Cartografia a começar pelo município de Vilhena e posteriormente irá se estender para todas as regiões do estado, com o intuito de criar o mapeamento digital. A iniciativa irá proporcionar dados que possibilitarão conhecer melhor áreas essenciais a exemplo da vegetação, hidrografia e infraestrutura.
Cartografia I
Também consolidará o zoneamento socioeconômico e ecológico do estado afim de facilitar investimentos na agricultura, pecuária, no setor de serviços e indústrias. Além desse desafio, a Instituição Militar irá desenvolver o Memorial Rondon com o intuito de resgatar a base histórica e cultural que marcou a criação e o desenvolvimento de Rondônia.
Telefonia
O presidente da Assembleia Legislativa Maurão de Carvalho (PP) resolveu atender o pleito de populares que residem distante dos centros urbanos, os quais reivindicavam antena para capitar o sinal da telefonia móvel. Nesse primeiro momento foram contemplados os distritos de Chupinguaia, Novo Plano e Boa Esperança e o assentamento Água Viva.
Telefonia I
A disposição do parlamentar convenceu o executivo a fornecer incentivos fiscais para que as empresas instalassem essas antenas, sendo que um total de 76 distritos serão beneficiados. Nessa mesma linha há a necessidade de ser democratizada o acesso à internet, pois ainda existem localidades sem essa disponibilização em pleno ciclo tecnológico.
Autor: DAVID RODRIGUES