Auxílio
Os sindicalistas não andam nada satisfeito com da decisão do Tribunal de Justiça em decidir em favor da inconstitucionalidade da Lei nº 794/98, a qual versa sobre o auxílio alimentação dos servidores do executivo estadual. Esse benefício inicialmente beneficiou os trabalhadores do judiciário, posteriormente foi instituído aos demais poderes pela ALE (Assembleia Legislativa).
Auxílio I
Ao invés do governo estadual enviar uma mensagem a ALE legitimando a iniciativa preferiu representar judicialmente, por entender a falta de competência para versar sobre a matéria. Em consequência a insatisfação foi geral, inclusive por parte dos deputados a exemplo de Jean Oliveira (PSDB), o qual solicitou à cúpula do governo repensasse melhor sobre o tema.
Capixaba
O deputado federal Nilton Capixaba (PTB-RO) vem reassumindo sua posição de destaque na política rondoniense, após ter vivido seu inferno astral ao ser investigado na Operação Sanguessugas da Polícia Federal que impediu sua candidatura ao senado e consequentemente a derrota à reeleição em 2006. Retornou a Câmara Federal em 2010, sendo reeleito em 2014.
Capixaba I
Com uma habilidade política diferenciada liderará a bancada rondoniense pela segunda vez nesse retorno triunfal, pois possui um carinho considerável dos demais membros. Por outro lado, vem atendendo o pleito dos prefeitos de praticamente todos os municípios de Rondônia em seu gabinete e demonstrando que sua liderança renasceu das cinzas.
Coligações
A voz das ruas vem sendo ouvida às pressas pelo Congresso Nacional, pois estão ágeis em votarem propostas que visem a reforma política. Em um prazo de duas semanas aprovaram o primeiro turno em duas votações a Proposta de Emenda à Constituição (PEC/40/2011) que versa sobre o fim das coligações partidárias relatada pelo senador Valdir Raupp (PMDB).
Coligações I
Ao ser aprovada em segundo turno por 62 votos favoráveis a iniciativa do ex-senador José Sarney (PMDB) permitirá apenas às coligações a nível majoritário, sendo que precisará ser referendada pela Câmara Federal. Caso seja validada para às eleições municipais de 2016, os partidos políticos deverão selecionar bem a nominata de candidatos afim de alcançarem o coeficiente eleitoral.
Expedito
O deputado federal Expedito Netto (SD) teve uma ótima iniciativa ao encaminhar requerimento à Comissão de Minas e Energia da qual faz parte, solicitando audiência pública para tratar sobre o sistema elétrico de Rondônia. No documento enseja o convite aos representantes do Ministério Público, do Ministério de Minas e Energia, Usinas de Jirau e Santo Antônio e a OAB/RO.
Expedito I
Em sua justificativa o parlamentar argumentou que o aumento médio de 32% na conta de energia aprovado no final do mês passado não encerrou a escalada dos preços de energia para 2015, pois há uma expectativa de um novo reajuste médio de 10%. A Eletrobrás Distribuidora Rondônia é uma das empresas que recebe o maior número de reclamação no estado, essa é a vez da população.
Fronteira
O programa da Enafrom (Estratégia Nacional de Segurança de Fronteiras) do governo federal, irá investir R$ 2,5 milhões nos municípios fronteiriços de Rondônia. A ideia é instalar uma central de operação contendo cerca de 13 câmeras de vigilância em pontos estratégicos, a fim de cobrir em torno de 150 quilômetros de fronteira.
Fronteira I
A iniciativa irá a princípio atender a demanda de sete dos 27 municípios rondonienses que somam 1.432 quilômetros de fronteira a saber Nova Mamoré Pimenteiras, São Miguel do Guaporé, Costa Marques, Guajará-mirim, Buritis e Vilhena. O objetivo visa combater o tráfico de drogas internacional vindo da Bolívia, e o interestadual do Sul do país.
Autor: DAVID RODRIGUES