IBAMA concedeu licença prévia para asfaltar 405 quilômetros da única ligação rodoviária entre Manaus e Porto Velho
O senador Marcos Rogério (PL), pré-candidato ao governo de Rondônia, comemorou a pavimentação de 405 quilômetros da rodovia federal, BR-319, que interliga Rondônia ao Estado do Amazonas. Em sua rede social na internet, o senador falou da importância da estrada.
“É uma grande notícia para a região Norte do país. A garra e a determinação do governo Jair Bolsonaro venceram mais uma vez. Depois de muito tempo de espera e enfrentamento de um longo processo burocrático, a BR-319, que liga Porto Velho a Manaus, poderá ser asfaltada. É a integração de Rondônia e do Amazonas abrindo caminho para uma nova era de desenvolvimento”, disse.
A rodovia federal é de responsabilidade do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte), vinculado ao Ministério da Infraestrutura. O“trecho do meio”, uma das áreas mais críticas da estrada, entre os quilômetros 250 e 655,7, estava abandonado há 30 anos. O asfaltamento desse trecho e a reconstrução de 52 quilômetros no lote C da BR-319, entre os km 198 e 250, deixará a rodovia trafegável.
A licença prévia para pavimentação foi concedida pelo IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). Foi o ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, que tornou a informação pública. Logo em seguida, o presidente Bolsonaro comentou.
“Os brasileiros já haviam se acostumado com carros e caminhões atolando na BR-319, que liga Porto Velho-RO a Manaus-AM. Esse tempo, felizmente, está chegando ao fim. O Ibama deu licença prévia à nossa iniciativa de asfaltar os 405 km restantes da rodovia, abandonados há 30 anos!”, lembrou o presidente. E acrescentou que o “descaso na região” interessa a “grupos internacionais” e ao crime organizado.
Marcos Rogério, que tem atuação robusta no Senado em temas relacionados à infraestrutura, lembrou o esforço do seu mandato para tornar realidade o tráfego de veículos na rodovia 319, tão importante para a economia do país.
“Trabalhamos firme na defesa dessa obra há mais de dez anos, desde que assumimos como deputado federal, junto com os demais parlamentares de Rondônia. Um trabalho conjunto que envolveu grande parte da população dos dois estados, que se mobilizou muitas vezes em defesa da reconstrução dessa importante rodovia”.
Para o senador, o trabalho do governo federal foi importante para a reconstrução da rodovia. “Com o presidente Bolsonaro, ganhamos um grande aliado, determinado a fazer a obra sair do papel. A imagem dos carros e caminhões, retidos em atoleiros ficarão no passado. É com obras dessa grandeza que o Brasil precisa seguir em frente”, concluiu.
Fonte: Assessoria