Um dos mais proeminentes nomes da imprensa local, o jornalista João Ciro Pinheiro de Andrade será homenageado durante a solenidade de entrega do 11º Prêmio MPRO de Jornalismo, a ser realizada no dia 22 de novembro, às 19h, no auditório da Instituição em Porto Velho. O reconhecimento ao trabalho pioneiro do profissional na atividade jornalística do Estado dialoga com tema do concurso ‘Quarenta Anos de Atuação em Defesa da Sociedade’, uma referência ao aniversário do Ministério Público de Rondônia, que coincide com a criação do Estado e de diversas instituições.
Ciro Pinheiro, como ficou conhecido, é membro fundador do Sindicato dos Jornalistas de Rondônia (Sinjor). Natural do Ceará, veio para o Estado em 1967, tendo sido o primeiro profissional de imprensa registrado na Delegacia Regional do Trabalho. Em Porto Velho, foi redator e colunista social do extinto Jornal Alto Madeira, empresa de que fez parte por quase 50 anos e que se tornou um dos emblemas de sua carreira. Teve passagem por diversas assessorias de imprensa e deixou importante contribuição na área de relações públicas. A homenagem do MP, no âmbito da premiação, é um reconhecimento ao legado para o jornalismo e para a comunicação pública em Rondônia.
Mais de 30 trabalhos – O Prêmio MPRO de Jornalismo, cujas inscrições se encerraram em outubro, tem como objetivo laurear as melhores produções jornalísticas que versem sobre a atuação do Ministério Público de Rondônia. Este ano, em edição comemorativa, a premiação traz a categoria especial Memória Institucional, além das modalidades de webjornalismo, telejornalismo, fotografia e cinegrafia. Ao todo, 36 trabalhos concorrem à premiação.
Os vencedores serão anunciados em solenidade de entrega, que contará, ainda, com a palestra do jornalista Francisco José. Com 46 anos dedicados ao gênero reportagem, o profissional ministrará palestra sobre ‘A atuação da imprensa e o papel do Ministério Público na defesa de direitos e proteção do meio ambiente’.
A atividade no MP será aberta a profissionais de imprensa, comunidade acadêmica e ao público em geral, oportunizando certificação mediante inscrição, realizada no site do MP na internet, por meio da ESPRONet .
O 11º Prêmio MPRO de Jornalismo concederá, ao todo, R$ 25 mil em prêmio, sendo R$ 5 mil para os vencedores de cada categoria, além de troféus e certificados para os 2º e 3º colocados de cada uma das modalidades.
Dúvidas e consultas podem ser encaminhadas para o e-mail premiojornalismo@mpro.mp.br ou pelo telefone (69) 3216-3755.
Fonte: Gerência de Comunicação Integrada (GCI)