Com apresentações de diversos segmentos artísticos, o Circuito Rondon Cultural, acontecerá no período de 25 a 27 de novembro e de 2 a 4 de dezembro, com entrada gratuita. Os shows também serão transmitidos por meio de telões instalados nas praças: Aluízio Ferreira (Centro), Poliesportivo do bairro Cohab (zona Sul) e praça do bairro Mariana (zona Leste). O Circuito Rondon Cultural é promovido pelo Governo de Rondônia, coordenado pela Superintendência de Estado da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer – Sejucel.
A programação já está definida, nos dias 25 a 27/11 e 2 a 4/12 no Ginásio Cláudio Coutinho, das 19h à meia-noite, haverá a mostra de Quadrilhas e Bois-Bumbás, grupos folclóricos, danças diversas, Capoeira, música e demais apresentações; nos dias 3 e 4/12, no Teatro Palácio das Artes das 19h às 22h, no evento o público poderá prestigiar apresentações de ballet e teatro.
A superintendente da Sejucel, Camila Lima Ribeiro destaca a relevância dessas atividades para o fortalecimento da cultura do Estado. “Esperamos que essa programação seja um marco inicial no crescimento e consolidação de novas políticas públicas culturais, no âmbito do Estado, que seja acima de tudo um momento de lazer e alegria aos fazedores de cultura e à população como um todo, que poderá viver essa experiência de imersão no universo cultural, encerrando o ano de maneira especial”, destacou a superintendente.
O evento acontece este mês, em alusão ao Dia Nacional da Cultura, comemorado em 5 de novembro. O lançamento do Circuito Rondon Cultural está marcado para o dia 21 de novembro, às 10h, quando ocorrerá o II Prêmio Tereza de Benguela, realizado no Salão Nobre Rosilda Shockness, no Palácio Rio Madeira – PRM, com a premiação de 15 personalidades negras de relevância no Estado.
PREMIAÇÃO
No dia 13 de dezembro, no Teatro Palácio das Artes será realizada a cerimônia de premiação “Troféu Jacamim da Costa Verde”, premiação especial de destaques da cultura no ano 2022, assim como, entrega de títulos de Reconhecimento de Patrimônio Histórico e Cultural aos detentores de manifestações culturais rondonienses, como: Arraial Flor do Maracujá; Banda do Vai quem Quer; Banda Furiosa da Polícia Militar; Roda de Capoeira Rondoniense; Espetáculo, O Homem de Nazaré; Festa do Divino Espírito Santo do Guaporé e a Marcha para Jesus. A programação termina na data de 14 de dezembro, no Teatro Guaporé, com a exibição do filme “O Gigante”, que retrata a história e trajetória de Marechal Rondon.
Fonte
Texto: Larissa Malta
Fotos: Frank Néry e Esio Mendes
Secom – Governo de Rondônia