Buscando oferecer formação continuada com intuito de reforçar as atividades desenvolvidas pelos técnicos, o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – Sedam, encerrou na segunda-feira (24), o curso de capacitação interna para o licenciamento ambiental de aterro sanitário. Durante o curso, foram ofertadas noções básicas sobre o projeto de licenciamento, implantação e operação de aterros sanitários. O curso presencial com exposições teóricas e visitas técnicas, foi realizado com a equipe do Escritório Regional de Gestão Ambiental – Erga de Ji-Paraná. Nos próximos meses será aplicado para os demais escritórios regionais por todo o Estado.
Durante as atividades foram abordados temas como procedimentos para o licenciamento ambiental, avaliação de impacto ambiental, estudos ambientais, definição e elementos constituintes, legislação, normatização e escolha de locais para implantação. Os servidores também receberam instruções sobre projeto, implantação, monitoramentos ambientais e geotécnico, além de controle de emissões atmosféricas e visita técnica.
De acordo com o Gerente do Erga de Ji-Paraná, Hermerson Alvarenga, o curso foi de extrema relevância para os servidores. “No decorrer da capacitação os técnicos puderam acompanhar toda a parte teórica relacionada às questões do Licenciamento Ambiental, abordando o funcionamento de um aterro, o que foi possível com a realização de visita ao Aterro Sanitário Regional. Esses nivelamentos possibilitam a difusão do conhecimento e habilitam o maior número de servidores para atender a demanda de trabalho executada pela Sedam e pelos escritórios regionais”, destacou.
O engenheiro ambiental do Erga Ji-Paraná, João Paulo Moreira, foi o responsável pela aplicação do curso e afirmou que, a formação faz parte de uma proposta de capacitar servidores da Sedam por meio da multiplicação de conhecimento adquirido com os melhores órgãos ambientais do Brasil.
“O método aplicado é a exposição teórica, seguida de visita prática para fixação dos elementos observados e constatação do melhor desempenho ambiental da atividade. Cabe destacar que um servidor mais capacitado irá contribuir para uma maior eficiência no processo de licenciamento ambiental, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Estado de Rondônia em todas as áreas de atuação da Sedam”, concluiu.
Fonte
Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Nathalia Cardoso e Kátia Regina Casula
Secom – Governo de Rondônia