De forma conjunta, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e a Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), iniciam o projeto A3P, a Agenda Ambiental na Administração Pública, com o objetivo de implantar práticas de sustentabilidade, que geram mais eficiência e economicidade no serviço público.
A solenidade de lançamento está programada para a próxima sexta-feira (29), às 9h30, no auditório que atende as duas pastas, na rua General Osório, 81, no Centro da capital. A informação é da chefe da Assessoria Técnica (Astec) da Sema, Adirleide Dias.
“Vamos trabalhar juntos, a Sema e a Semdestur, aqui no prédio. Um dos objetivos é fazer a separação de resíduos, inicialmente. A proposta da A3P é implantar em toda a Prefeitura, mas vamos começar aqui no nosso prédio, que abriga a Sema e a Semdestur. Há uma série de outras ações que iremos buscar implantar”, informou.
Além da separação de resíduos, com a implantação de ecopontos, uma comissão gestora vai ser criada, para identificar as ações de sustentabilidade que podem ser aplicadas, gerando com isso mais eficiência e economicidade. “Como a troca de lâmpadas por luminárias mais econômicas, reduzir o uso do papel, de copos descartáveis, melhorar o prédio para usar mais luz natural, reduzir o consumo de energia, promover qualidade de vida no ambiente de trabalho, entre outras ações”, acrescentou.
A A3P está estruturada em seis eixos: uso racional dos recursos naturais e bens públicos, gestão adequada dos resíduos gerados, qualidade de vida no ambiente de trabalho, sensibilização e capacitação dos servidores, compras públicas sustentáveis e construções sustentáveis.
“Queremos mostrar o que é a A3P, a sua viabilidade e seus efeitos. Importante pontuar, que algumas dessas boas práticas, a Prefeitura já faz. Vamos enxergar melhor essas ações que já fazemos e replicá-las, estimulando que haja uma padronização até em alguns procedimentos que tragam sustentabilidade”, finalizou.
A A3P é um programa do Ministério do Meio Ambiente, com o objetivo de estimular os órgãos públicos a implementarem práticas de sustentabilidade, sendo uma agenda voluntária.
Texto: Eranildo Costa Luna
Foto: Felipe Ribeiro/ Sema
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)