Por determinação do governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, a Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania reuniu os comandantes das forças de segurança do Estado, composta pela Polícia Militar, Civil, Penal e Técnico Científica.
instituições federais no Estado de Rondônia, para atuarem em conjunto, contra o crime organizado. “Nesse combate ao crime organizado, as forças do Estado promoveram ações para preservar a segurança e a ordem pública. A integração de diferentes órgãos, com o policiamento ostensivo, investigação e inteligência, fortalece a capacidade de resposta contra organizações criminosas”, observou o governador Marcos Rocha.
Marcos Rocha destacou ainda, que a troca de informações e o trabalho colaborativo entre as instituições são fundamentais para identificar e neutralizar ameaças. “Operações conjuntas foram planejadas e executadas com eficiência, visando desmantelar estruturas criminosas complexas. A utilização de tecnologias avançadas, monitoramento e análise de dados estão sendo utilizadas e auxiliam a combater atividades ilícitas. A resposta ágil do Estado demonstra o seu comprometimento em proteger a sociedade e promover a justiça, contribuindo para um ambiente mais seguro e resiliente”, completou o governador.
NÚMEROS
A Polícia Militar de Rondônia, integrante das forças de segurança do Estado apresentou hoje, 10, número das ocorrências atendidas do dia 6 a 9 de janeiro de 2024. Um período em que vários crimes foram praticados por integrantes do crime organizado, operações policiais mostrando a força do Estado em defesa da sociedade e das suas instituições sociais, também foram efetivadas. Foram registadas, em Porto Velho, neste período, 1.549 atendimentos de ocorrências.
confeccionados, 11 Termos Circunstanciados, dois Boletins de Ocorrências de Trânsito, cinco armas de fogo apreendidas, duas armas brancas, ,38 gramas de drogas apreendidas, oito autuações lavradas, 15 veículos recuperados, 30 munições apreendidas, três veículos removidos, 40 pessoas presas/apreendidas, dois foragidos recapturados.
GIGC
Após a instalação do Gabinete Integrado de Gerenciamento de Crise foram intensificadas ainda mais as operações e as ações das forças de segurança para uma resposta imediata, em Porto Velho. “Após as incidências neste final de semana com homicídios e tentativas de homicídios, foi aumentado o número de policiais no perímetro aonde aconteceram a maior atuação delituosa, de modo a interromper a liberdade criminosa”, disse hoje, o coronel PM Regis Braguin, comandante-geral da Polícia Militar.
Estaremos fortalecendo ainda o emprego das tropas especiais, como o Batalhão de Operações Especiais, Batalhão de Choque, Batalhão de Fronteiras e Divisas, as Forças Táticas, que utilizando dados da Inteligência Policial, darão uma resposta mais rápida e enérgica. “As informações policiais dão-nos conta que estes eventos são disputas por grupos rivais e assim foram registradas estas tentativas de homicídios e homicídios. A PM, desde sábado, 6, tem feito prisões e apreensões na cidade de Porto Velho”, explicou Regis Braguin.
Fonte: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar
Texto: Jornalista Lenilson Guedes