Com muito verde e uma paisagem exuberante, de onde também se pode contemplar de pertinho as belezas do rio Madeira, a Vila Nova Teotônio é um dos pontos mais atrativos próximo de Porto Velho. Não é à toa que ela faz parte do circuito gastronômico do mapa turístico O Melhor de PVH – Terra de bravos pioneiros, que destaca as principais rotas e circuitos turísticos da capital rondoniense.
Reconhecendo todo o potencial da região, a Prefeitura e parceiros vêm realizando importantes investimentos com objetivo de melhorar o acesso e explorar toda a sua potencialidade, inclusive na área da gastronomia, onde o público pode saborear os mais deliciosos e variados pratos da mais pura culinária regional.
Com a entrega e a inauguração do novo acesso ao local, que encurtou o trajeto em 12 quilômetros, desde maio de 2023, os moradores afirmam que a Vila Nova Teotônio vive um novo momento. A obra foi construída pela Santo Antônio Energia como compensação ambiental.
“A estrada era bem sinuosa e alguns trechos bem comprometidos. Agora, nós temos uma nova realidade. Os 12 quilômetros, praticamente, foram reduzidos em uma linha reta e, com certeza, melhora e muito a vida de nós moradores e a vinda de turistas”, disse Lucas Queiroz, presidente da Associação de Moradores e Produtores de Vila Nova de Teotônio.
O novo acesso restabeleceu um trecho da antiga estrada que havia sido desativada. Foram investidos cerca de R$ 11 milhões na execução do projeto, recursos da Santo Antônio Energia.
TRANSPORTE
Com o novo acesso, a Prefeitura levou um outro benefício para a comunidade, a criação de uma Rota Turística com ônibus para atender os moradores e o público em geral. Além da Vila Nova Teotônio, os coletivos também atendem comunidades vizinhas como as Vilas Betel e Paulo Leal, entre outras localidades beneficiadas.
Com acesso via Unir, os ônibus circulam três dias por semana, sendo às terças, quintas e domingos. Os horários de ida são 7h30 e 16h. O retorno acontece às 9h e às 17h30.
GASTRONOMIA
Com o intuito de melhorar ainda mais a gastronomia local, contribuindo para o aprimoramento dos pratos que são servidos nos restaurantes, a Prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), realizou oficinas gratuitas na comunidade, por meio do Programa de Capacitação para Empreendedores do Município (Procem).
As oficinas serviram para qualificar os empreendedores e atender melhor a demanda de visitantes e turistas, uma vez que o fluxo de pessoas só vem aumentando.
As oficinas de Boas Práticas de Manipulação de Alimentos foram realizadas em parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc), por meio do Mesa Brasil, sob a coordenação da nutricionista Gabriela Galão.
Houve ainda treinamento para que os moradores e empreendedores possam recepcionar melhor os turistas.
O MELHOR DE PVH – TERRA DE BRAVOS PIONEIROS
Também como forma de fortalecer o turismo na Vila Nova Teotônio e no município, a Semdestur entregou jogos americanos nos restaurantes da localidade com o tema “O Melhor de PVH – Terra de bravos pioneiros”. Os jogos mostram as rotas e circuitos turísticos na capital rondoniense, inclusive com opção em QRCode e gravuras para as crianças se divertirem pintando.
OPÇÕES
Sendo um dos principais atrativos turísticos de Porto Velho, a Vila Nova Teotônio possui praia e pier no rio Madeira, além de trilhas ecológicas, muita natureza e uma gastronomia regional invejável, entre outros.
Texto: Augusto Soares
Foto: Leandro Morais/ Wesley Pontes/ SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)