Nos últimos anos, os serviços de conveniência têm passado por uma significativa mudança. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o setor de Serviços e Outros Negócios registrou alta de 25,3%, e, nesse crescimento, 11,7% devem-se aos negócios de proximidade como mercados autônomos, postos de combustível e lavanderias self-service. Os conhecidos locais de abastecimento de veículos vêm se tornando uma extensão de negócios que oferecem os mais variados serviços. Essa demanda traz aos investidores um novo olhar sobre esses lugares e a mudança do comportamento do consumidor funciona como um incentivo para novas estratégias de negócios. Muito utilizadas na Europa e nos Estados Unidos, as lavanderias self-service vêm se popularizando no Brasil e, para os donos de postos, funciona como um atrativo que incide diretamente nos lucros. A Lavô, maior rede de lavanderias self-service do país, aposta nessa estratégia como parte de seu plano de expansão e atualmente possui mais de 200 unidades nesses locais.
A ideia desse serviço é que clientes lavem e sequem suas roupas de forma automatizada, sem a necessidade de auxílio de funcionários. O serviço é pago pelo consumidor em máquinas e, após a escolha do ciclo de lavagem, é só aguardar. “O ritmo acelerado de vida das pessoas, principalmente nas grandes cidades, faz com que busquem eficácia e agilidade em tudo, e lavar roupa não seria diferente. As lavanderias self-service tornam-se uma alternativa prática e barata. Quando instaladas nesses lugares, também oferecem a conveniência para o cliente em deixar as roupas nas máquinas enquanto realizam outras tarefas, como abastecer veículos, tomar um café ou até mesmo realizar pequenas compras”, explica o CEO da Lavô, Angelo Max Donaton.
A rede, que conta com mais de mil unidades comercializadas e mais de 500 em operação, aposta nessas localidades como uma de suas principais estratégias. “Entendemos a importância dos postos de gasolina e como esses espaços tendem a crescer como tendência de negócio. Oferecer múltiplos serviços e soluções rápidas vai de encontro ao objetivo da rede em democratizar e simplificar o processo, melhorando a experiência do cliente e otimizando sua gestão de tempo e dinheiro”, completa Angelo.
O fenômeno da economia compartilhada oferece também uma série de benefícios para os investidores. “A fonte de receita adicional gerada pela procura por serviços como cafés, lojas de conveniência e lavanderias é considerável. Além disso, há a diversificação do público, já que as lavanderias, por exemplo, chamam atenção de quem vive em pequenos apartamentos ao redor dos postos e começam a frequentá-lo com essa intenção de uso. Esses clientes geralmente aproveitam o tempo de espera para alguma atividade e isso faz crescer a circulação no local, aumentando também o ticket médio de vendas”, destaca o CEO.
Sobre a Lavô
A Lavô é a maior franquia de lavanderias self-service do Brasil. Inaugurada em 2018, entrou para o franchising em 2020 e já conta com mais de 500 unidades pelo Brasil. Com a missão de democratizar e simplificar o serviço, a franquia dispensa funcionários e pode ser gerenciada à distância, através do sistema online. Saiba mais aqui.
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