Em uma iniciativa inédita, o Comitê do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) esteve em Rondônia para estreitar laços e discutir estratégias conjuntas para a preservação ambiental na Amazônia. A visita contou com representantes do ICMBio e da PMRO, com foco no planejamento do Curso de Aprimoramento de Fiscalização Ambiental, que visa fortalecer as ações de proteção na região.
O evento teve início com a recepção oficial no Gabinete do Comandante-Geral, onde os integrantes foram recebidos pelo coronel PM Glauber Ilton de Sousa Souto, Subcomandante-Geral que está respondendo pelo Comando-Geral da Corporação. “Receber o Comitê do UNODC e os representantes do ICMBio reforça nosso compromisso com a proteção da Amazônia. Essa parceria é essencial para fortalecer o combate aos crimes ambientais e promover ações conjuntas que garantam a preservação do meio ambiente para as futuras gerações”, afirmou.
A gerente regional do ICMBio na Amazônia, Tatiane Leite, disse que o motivo da visita foi conhecer toda a estrutura que o Batalhão Ambiental possui para capacitação dos fiscais, para que eles possam atuar com maior conhecimento contra os crimes ambientais na região amazônica. “Tanto no fornecimento de estrutura física para que a entidade possa implementar os cursos, quanto nas técnicas operacionais.”
O Batalhão de Polícia Ambiental foi uma das principais paradas da delegação. Os visitantes puderam conhecer de perto como são planejadas e executadas as operações realizadas pela unidade e explorar as ferramentas de geoprocessamento utilizadas no monitoramento de áreas vulneráveis e no combate a crimes ambientais. O tenente-coronel Railinson Baumann, Comandante do BPA, destacou a importância do intercâmbio de experiências. “Unir esforços com instituições de renome como o UNODC e o ICMBio é fundamental para potencializar nossas ações em defesa da Amazônia”, afirmou
Desde a recepção no Comando-Geral até a visita ao BPA, o coronel PM Washington Soares Francisco, Comandante do Policiamento Especializado (CPE), acompanhou cada etapa e reforçou a relevância da integração entre as instituições. “Essa parceria é um marco importante para consolidar estratégias e reforçar o trabalho de fiscalização ambiental na região amazônica”, destacou.
Do BPA, o Comitê visitou o Batalhão de Polícia de Choque (Bpchoque), onde foram recebidos pelo tenente-coronel Felipe, Comandante da unidade. Ele se colocou à disposição para auxiliar nos trabalhos conjuntos e ressaltou a importância de compartilhar conhecimentos sobre técnicas de IMPO (Intervenção Policial de Ordem Pública), patrulhamento rural e sobrevivência na selva, habilidades fundamentais que podem ser aplicadas pelos agentes de fiscalização ambiental.
O Comitê da UNODC destacou a importância da cooperação entre as instituições para a proteção dos recursos naturais. Essa parceria é essencial para fortalecer políticas públicas de preservação ambiental e fomentar projetos que promovam a sustentabilidade e o combate aos crimes ambientais na Amazônia.
Delegação
A delegação contou com importantes nomes, como Tatiane Leite, Gerente Regional do ICMBio Norte; Ronilson Vasconcelos, Coordenador Técnico Territorial de Itaituba/PA do ICMBio; ST PM DF RR Luciano Cunha; Júlio César Eduardo Filho, integrante da equipe do UNODC; e Mariana Carrera, Coordenadora de Projetos do UNODC.
Com essa iniciativa, a PMRO reafirma que a preservação da Amazônia é um compromisso prioritário, que só pode ser alcançado por meio da cooperação e do diálogo entre instituições nacionais e internacionais.
Fotos: Edixon Herrera
Texto: Sargento Da Hora – BPA/ Lenilson Guedes