O deputado estadual Delegado Lucas (PP), por meio de indicação parlamentar, propôs que o poder executivo realize a implantação do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica nos municípios de Rondônia. O objetivo da iniciativa é fortalecer a pesquisa científica e tecnológica no ensino médio, priorizando estudantes de escolas públicas e institutos, e promover o desenvolvimento de projetos alinhados às necessidades regionais.
A indicação foi apresentada à Secretária de Estado de Educação (Seduc) e Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas (Fapero). Segundo Lucas, o programa de iniciação será uma ferramenta estratégica para integrar o conhecimento adquirido em sala de aula às demandas reais da sociedade.
“Investir em pesquisa e inovação na educação básica é essencial para formar cidadãos preparados para os desafios do futuro e fortalecer o desenvolvimento sustentável em Rondônia”, destacou.
O Programa de Iniciação Científica e Tecnológica em Rondônia deve contemplar a concessão de bolsas de iniciação científica tanto para alunos quanto para professores orientadores. Agronegócio, biotecnologia, saúde, energias renováveis, tecnologias assistivas, biodiversidade e cidades inteligentes são algumas das áreas sugeridas para contemplação.
De acordo com a indicação, a proposta é prever a capacitação contínua para os professores orientadores e parcerias com empresas e centros de pesquisa, criando um ambiente de colaboração e troca de conhecimentos. “Ao investir em áreas estratégicas, como energias renováveis e saúde pública, estamos contribuindo diretamente para a qualidade de vida da população e para o desenvolvimento de soluções práticas que atendam às necessidades do estado”, afirmou o deputado.
Outro ponto destacado pelo parlamentar é a possibilidade desse programa financiar os materiais necessários para as pesquisas, garantindo que os projetos sejam viáveis e de alta qualidade. O alinhamento dos valores das bolsas aos praticados pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) também foi mencionado.
“Esse programa em regiões mais afastadas pode desempenhar um papel crucial ao incentivar jovens estudantes a se engajarem em pesquisas que abordem temas relevantes para a comunidade, como o agronegócio, a preservação da biodiversidade, a biotecnologia e as tecnologias assistivas. Isso estimula o aprendizado e o surgimento de soluções para problemas reais enfrentados no dia a dia das cidades, como eficiência no uso de recursos naturais, melhorias na saúde pública e desenvolvimento econômico sustentável”, conclui o deputado Delegado Lucas.
Texto: Jônatas Boni | Assessoria Parlamentar
Foto: Rafael Oliveira | SECOM ALE/RO