A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), emitiu o Alerta 01 para reforçar os cuidados durante o carnaval, período de grande circulação de pessoas. O aviso traz recomendações para a população e para os profissionais de saúde, com foco na prevenção de doenças e na garantia da segurança da população.
A prevenção às infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) faz parte do documento e da rotina de trabalho do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) durante todo o ano, intensificada no período de carnaval, onde os cuidados precisam ser redobrados. Em Porto Velho, a rede pública municipal de saúde oferta diversas metodologias a fim de garantir a prevenção às ISTs.
As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada.
Existem diversos tipos de infecções sexualmente transmissíveis, mas os exemplos mais conhecidos são herpes genital, cancro mole (cancroide), HPV, doença inflamatória pélvica (DIP), donovanose, gonorreia e infecção por clamídia, linfogranuloma venéreo (LGV), sífilis, infecção pelo HTLV, Tricomoníase, HIV e Aids.
São doenças que podem trazer sérios prejuízos à saúde da população e todas evitáveis. A Prefeitura de Porto Velho disponibiliza gratuitamente, através da rede municipal de saúde, diferentes métodos de prevenção.
PrEP
Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) é um medicamento de prevenção ao HIV. O paciente toma dois comprimidos diários e de forma contínua antes da relação sexual, permitindo o organismo estar preparado para enfrentar uma possível exposição ao HIV. Isso pode acontecer com o rompimento de preservativo, sexo oral sem proteção, acidentes de trabalho com objetos cortantes, entre outros.
Essa opção é indicada para quem vivem em situação de vulnerabilidade para o HIV, como profissionais do sexo, travestis, pessoa com parceiros que vivem com HIV, entre outros. O método está disponível no Serviço de Assistência Especializada (SAE), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.
PEP
Profilaxia Pós-Exposição (PEP) é uma medida de prevenção de urgência à possível exposição ao HIV. Para fazer efeito, é necessário que seja utilizado em até 72 horas após qualquer situação em que exista risco de contágio, como violência sexual, rompimento de preservativo durante o ato, sexo sem proteção, entre outras ocasiões.
O tratamento recomenta o uso de dois comprimidos antirretrovirais durante 28 dias, sem interrupção, sob orientação médica após avaliação do risco. Esse método está disponível nas seguintes unidades:
1. UPAs: Sul, Leste, Ana Adelaide, José Adelino e Jaci-Paraná – todos os dias 24 horas
2. Serviço de Atendimento Especializado (SAE) – segunda a sexta-feira / 7h às 19h
3. Centro de Especialidades Médica (CEM) – segunda a sexta-feira / 7h às 19h
4. USFs Pedacinho de Chão, Castanheiras, Hamilton Gondim – segunda a sexta-feira / 7h às 19h
5. Policlínica Rafael Vaz e Silva – segunda a sexta-feira / 7h às 19h
6. Unidade de Saúde Castanheira – segunda a sexta-feira / 7h às 19h
7. Unidade de Saúde Pedacinho de Chão – segunda a sexta-feira / 7h às 19h
8. Unidade de Saúde Hamilton Gondim – segunda a sexta-feira / 7h à meia-noite.
PRESERVATIVOS
Preservativos internos e externos (masculino e feminino) são mais uma opção de prevenção às Infecções Sexualmente Transmissíveis. Para o Ministério da Saúde, inclusive, é o método mais eficaz na proteção contra as ISTs.
Em Porto Velho, todas as unidades da rede municipal de saúde, entre as básicas e urgência/emergência, oferecem preservativos gratuitamente. Não é necessário preencher cadastro ou enfrentar fila, também não há limitação de quantidade a ser distribuída.
A pílula do dia seguinte é um método contraceptivo de emergência que deve ser utilizado no máximo até 72 horas após a relação sexual desprotegida ou se o método contraceptivo falhar. A pílula do dia seguinte está disponível gratuitamente nas unidades básicas de saúde, sem necessidade de receita médica ou consulta.
VACINAÇÃO
A vacinação é uma das principais formas de prevenção contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), como o HPV e a hepatite B. O HPV está ligado a vários tipos de câncer, como o de colo do útero, pênis e garganta, enquanto a hepatite B pode causar doenças graves no fígado. Ambas as vacinas fazem parte do calendário de imunização e estão disponíveis gratuitamente nas unidades básicas de saúde de Porto Velho.
A Secretaria Municipal de Saúde também fornece a prevenção combinada, que são diferentes ações de prevenção às ISTs. Aliado ao preservativo, outros métodos podem garantir muita eficácia, como:
Testagem regular para o HIV, outras IST e hepatites virais;
Tratamento das IST, do HIV/Aids e das hepatites virais;
Vacinação para as hepatites A e B, e HPV;
Profilaxia pré-exposição (PrEP); e
Profilaxia pós-exposição (PEP).
Texto: Luciane Gonçalves
Foto: Diego Sousa
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)