Atingindo uma média de 12 mil atendimentos por ano, a Ouvidoria-Geral do Ministério Público de Rondônia (MPRO) terá como foco de trabalho, em 2025, o aperfeiçoamento no processo de escuta do órgão. “Nos três últimos anos, buscamos ampliar o acesso do cidadão ao serviço. Este ano, nossa meta não será mais quantitativa. Atuaremos para qualificar a escuta ao usuário”, disse a Ouvidora-Geral da Instituição, Procuradora de Justiça Andréa Luciana Damacena Ferreira Engel.
A declaração foi dada nesta terça-feira (18/3), durante evento realizado pela Ouvidoria-Geral do Estado, na sede do MP rondoniense, na Capital, em alusão ao Dia Nacional do Ouvidor, cuja data referência é 16 de março.
Estiveram presentes à atividade o Ouvidor-Geral do Estado, Erasmo Meireles; a Ouvidora-Adjunta, Etelvina Rocha; o Secretário de Estado da Justiça, Marcus Hito; a Superintendente da Controladoria-Geral da União, Sônia Mendes; o Secretário Adjunto de Segurança, Hélio Gomes, além de titulares de Ouvidorias de diversas instituições.
Compondo a mesa, a Procuradora de Justiça Andréa Damacena falou do salto quantitativo nos registros de atendimentos da Ouvidoria do MPRO nos últimos três anos (de aproximados seis mil para 12 mil ao ano), afirmando que, a partir do grande número de acionamentos, o órgão intensificará sua atenção para o aperfeiçoamento da escuta. “Queremos garantir para o cidadão uma escuta de excelência, cada vez mais ativa, humanizada e sensível”, afirmou.
Em referência à celebração pelo Dia Nacional do Ouvidor, a integrante do Ministério Público propôs uma reflexão sobre o papel desses agentes, advertindo ouvidores presentes sobre a importância de uma escuta aberta, democrática, que valide vozes dissonantes e que registre todas as formas de narrativas, sejam elas favoráveis, confortáveis ou não.
“Ouvir é uma escolha em um mundo cada vez mais barulhento. Que a Ouvidoria seja mais que escutas, seja mãos que ajudam”, disse.
Programação – A programação foi composta por palestras que abordaram a “importância da Mulher nas Ouvidorias”, ministrada pelo Secretário Adjunto de Segurança, Delegado Hélio Gomes; e “Estratégias da Ouvidoria”, pela Ouvidora do Detran, Helen Florêncio.
FONTE: MP / RO