Deputada federal Cristiane Lopes, alvo de fake news em sites e redes sociais, prova, com documentos, que nunca enviou emenda para padaria, e sim à Embrapa, que, por sua vez, contratou o serviço do estabelecimento para servir alimentação a participantes de evento técnico, tudo dentro da legalidade
A Deputada federal Cristiane Lopes vem a público esclarecer sobre uma publicação caluniosa, mentirosa e sem qualquer respaldo na realidade ou nos documentos oficiais, tentando associar indevidamente seu nome à destinação irregular de recursos públicos. Jornalismo investigativo SIM, difamação NÃO!
Sobre a matéria ESCLAREÇO E COMPROVO com documentos que: A emenda ao Orçamento Geral da União de 2.024 de nº 43310003, de minha autoria, NÃO FOI DESTINADA para uma PADARIA (Porpan Panificadora eireli-Porto Velho) e sim para a EMBRAPA/RO – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, para um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Transferência de Tecnologias para a Agropecuária no Estado de Rondônia, no valor de R$500.000,00, (cópia da emenda anexo).
Segue trecho da Carta da EMBRAPA nº 22/2025-CPAF-RO/CHGE de 03/04/25, Chefe-Geral da EMBRAPA Rondônia, Lúcia Helena de Oliveira Wadt, que também está em anexo:
A emenda foi executada diretamente pela EMBRAPA/RO, contemplando diversas ações de capacitação e disseminação de conhecimento para produtores rurais e técnicos, incluindo oficinas práticas, palestras e seminários, beneficiando diretamente 629 participantes, além do impacto indireto alcançado por meio da disseminação dos conhecimentos adquiridos.
Além dessas ações, dentre as atividades realizadas, destacam-se eventos voltados para o cultivo e manejo da mandioca, banana e café; qualidade do leite; fermentação do café Robusta Amazônico; produção e qualidade da castanha-da-amazônia; consórcios agrícolas como BRS Integra e milho safrinha; controle de pragas na bananeira, entre outros.
Portanto, todo o recurso foi utilizado para atividades de pesquisa em laboratórios e campos experimentais, fortalecendo a base científica e tecnológica necessária para o aprimoramento das práticas agropecuárias e o desenvolvimento de novas soluções para os produtores rurais (cópia anexo do projeto e da Carta da EMBRAPA nº 22/2025-CPAF-RO/CHGE de 03/04/25 ).
Dentro da execução do projeto, a EMBRAPA contratou um único serviço da empresa Porpan Panificadora, no valor de R$ 2.712,72 exclusivamente para o fornecimento de apoio logístico alimentar aos participantes de eventos técnicos, oficinas e atividades de campo realizadas no âmbito do programa: Essa contratação teve como única finalidade o fornecimento de alimentação aos participantes das oficinas, cursos, atividades técnicas e eventos de capacitação realizados no âmbito do programa, sendo uma despesa operacional comum e necessária em ações de extensão rural e desenvolvimento tecnológico, conforme prática consolidada em projetos dessa natureza.
Portanto, é absolutamente falsa e leviana a tentativa de associar esse gasto pontual e justificado à ideia de que a parlamentar teria destinado meio milhão de reais para uma padaria.
A publicação parte de uma distorção grosseira da realidade dos fatos, promovendo desinformação.
Encaminho (em anexo) uma planilha, disponibilizada, pela EMBRAPA através da Carta da EMBRAPA nº 22/2025-CPAF-RO/CHGE de 03/04/25, contendo “o detalhamento de todas as execuções financeiras”, referente ao projeto, objeto da emenda, com nome e CNPJ dos fornecedores, valores e datas dos empenhos e pagamentos, disponível também para comprovação no site da Comissão de Orçamento do https://www2.camara.leg.br/orcamento-da-uniao. Congresso Nacional.
Quero reafirmar meu compromisso com a TRANSPARÊNCIA, a ÉTICA e a LISURA na correta aplicação dos recursos públicos, para que todos os cidadãos tenham acesso as informações e possam fiscalizar e denunciar para as autoridades competentes, caso haja alguma irregularidade ou desvio de recursos.
Expresso minha total indignação diante desse conteúdo falso e seus autores, que divulgaram uma matéria de tamanha magnitude, na tentativa de manchar a imagem desta parlamentar comprometida com o desenvolvimento do Estado. Ademais, sigo firme cumprindo meu propósito pelo qual fui eleita que é trabalhar em prol de toda a população do Estado de Rondônia, defender e destinar recursos para todas as áreas, principalmente para o desenvolvimento do agronegócio que é a máquina propulsora do nosso desenvolvimento.
Matérias falsas não me intimidam, apenas reforçam meu compromisso com a verdade e com quem realmente importa: a população. Como eu sempre digo, Deus sempre a frente! Deputada Federal Cristiane Lopesy.
Fonte: assessoria