Por volta das 13 horas de hoje, 17, policiais militares do 5º Batalhão de Polícia Militar e do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), em operação conjunta com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), no âmbito da operação denominada Dominância, realizaram fiscalização no entorno da Unidade de Conservação Federal denominada Floresta Nacional do Bom Futuro, na localidade conhecida como Linha Verde, e apreenderam armas e munições.
De acordo com a Polícia Militar, as equipes entraram por uma estrada vicinal que dá acesso à Fazenda Barranca, onde foi constatada a presença de diversos trabalhadores reunidos. Após a abordagem, dois indivíduos saíram de um quarto existente no local, momento em que foram visualizadas duas armas longas. Os indivíduos demonstraram insegurança e evasivas nas respostas, levantando fundadas suspeitas de posse irregular de armamento, o que motivou a realização de buscas no imóvel.
Foram localizadas e apreendidas uma espingarda calibre .16, sem numeração aparente; uma espingarda calibre .20, marca Boito, modelo Miura, cano sobreposto; uma espingarda calibre .20, marca Boito, cano paralelo; um rifle calibre .22, marca MACTEC, modelo 7022; e um revólver calibre .38.
A PM encontrou e apreendeu 13 munições calibre .38; 50 munições calibrem .22LR marca HUNTER; 30 munições calibre .22LR marca TARGET; sete munições calibre .380; 22 munições intactas calibre .20; três munições deflagradas calibre .20; uma munição calibre .36; duas munições calibre .16; oito balotes avulsos; e dois carregadores calibre .22.
Em contato com o dono da fazenda, este informou que apenas uma arma estava legalizada: uma espingarda calibre .16. Em relação às demais armas, afirmou desconhecer sua existência e origem. Diante das circunstâncias e da localização das armas, foi dada voz de prisão aos quatro homens, que foram conduzidos à Central de Flagrantes em Porto Velho.
Fonte PM/RO