Nos dias 1 e 2 de fevereiro, ocorreu uma ação conjunta entre o Batalhão de Polícia Ambiental – BPA, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental – SEDAM, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) a Secretaria Municipal de Trânsito – Semtran, a Secretaria Municipal de Saneamento e Serviços Básicos – SEMUSB e demais órgãos parceiros. O evento, denominado “Bloquinho Consciente”, teve como objetivo principal conscientizar a população sobre o descarte adequado de resíduos sólidos durante o período carnavalesco.
A iniciativa visou sensibilizar os cidadãos para a importância de práticas sustentáveis durante as festividades de carnaval. O descarte inadequado de resíduos sólidos é uma preocupação crescente, e a ação coordenada pelos órgãos públicos teve como propósito alertar a comunidade para os impactos negativos que essa prática pode causar.
A ação no dia 01, aconteceu em dois pontos da Avenida Rio Madeira e no dia 02 ocorreu no espaço alternativo e durante o evento foram distribuídos panfletos informativos abordando práticas sustentáveis e alertando sobre os impactos negativos do descarte inadequado de resíduos sólidos. Além da distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas, incentivando a arborização urbana e o cuidado com a biodiversidade local.
Diante da necessidade crescente de preservação ambiental, iniciativas como o Pitstop Educativo demonstram o papel crucial que as instituições públicas têm na promoção de práticas sustentáveis e na formação de uma sociedade mais consciente e responsável em relação ao seu entorno.
Fotos/Texto: CB PM Da Hora