A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), instituiu o Prêmio Boas Práticas em 2019, através da portaria nº 222 de 16 de agosto, tendo como objetivo reconhecer e valorizar as práticas pedagógicas dos professores das escolas da Rede Pública Municipal de Ensino.
Por meio de Edital, o Prêmio é homologado anualmente, dessa forma foram efetivadas 5 edições, respectivamente, nos anos de 2019, 2020, 2021, 2022 e 2023. Para garantir a validade e legitimidade das etapas do concurso, são instituídas através de portarias 3 comissões: Comissão Gestora; Comissão Organizadora e Comissão Avaliadora, responsáveis pela gestão, operacionalização e avaliação das etapas previstas no Edital.
A secretária titular da pasta de educação, Gláucia Negreiros, explica que a avaliação e seleção das boas práticas são pautadas pelos princípios constitucionais que regem a administração pública (legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência) e são feitas pela Comissão Avaliadora, que é composta por representantes de Instituições Educacionais, Secretaria de Educação e Órgãos como Sindicatos e Conselho Municipal de Educação. “A avaliação acontece em 3 etapas distintas: Validação das Inscrições, Avaliação do Projeto e Apresentação do Projeto/Ação”, completou.
Gláucia conta ainda que a avaliação técnica é composta de 5 critérios, cujo somatório resulta em nota numa escala de 0 (zero) a 10 (dez), sendo: Relevância Educacional do Projeto/Ação, Caráter inovador, Alcance do maior número de estudantes, Possibilidade de multiplicação e Condições técnicas e financeiras.
“São premiados 10 projetos finalistas a cada ano, no Congresso Municipal de Educação, com uma formação/visita técnica fora do Estado de Rondônia, oportunizando conhecer práticas exitosas no âmbito educacional e posteriormente compartilhando-as com a rede municipal de educação de Porto Velho promovendo melhoria da educação municipal”, enfatizou.
1ª Edição
Em 2019, na 1ª edição do Prêmio, os professores foram premiados com uma viagem para o Estado do Ceará, no município de Sobral, com objetivo de realizar visitas técnicas à Secretaria Municipal de Educação e escolas do município, a de fim conhecerem as práticas educacionais exitosas do Município, que atualmente possui o maior índice no IDEB, 9,1.
De acordo com Juliene Rezende, diretora de políticas educacionais da Semed, as experiências que mais se destacaram são: definição de metas prioritárias baseadas em diagnóstico realizado sistematicamente; redefinição de competências da gestão municipal e da gestão escolar; apoio e monitoramento permanente; avaliação de alfabetização; avaliação dos materiais de formação dos docentes; uso eficaz e contínuo da avaliação dos alunos, através de avaliações escritas e orais de todas as crianças com foco na fluência da leitura, e uso extensivo dos resultados das avaliações de aprendizagem para
orientar a política educacional e as práticas pedagógicas em sala de aula. Também passaram pelo crivo, as avaliações externas municipal, estadual e nacional (SAEB); formação robusta e constante para professores preparados e motivados, com desenvolvimento profissional focado e prático, observações de sala de aula e apoio através de planos de aula estruturados visando melhorar as práticas de ensino.
“Todo esse processo de avaliação, além de incentivos aos professores e avaliações de aprendizagem, para impulsionar um melhor desempenho”, disse Juliene.
2ª Edição
Na 2ª edição, em 2020, a visita foi realizada na cidade de Novo Hamburgo – RS, que fica a cerca de 43 km da capital do Rio Grande do Sul, Porto Alegre. Foram realizadas visitas às escolas municipais e à Secretaria de Educação do Município. Destacando-se como experiências exitosas: A Revista Saberes em Foco, produzida pela SMED de Novo Hamburgo, que socializa através da produção de artigos, práticas pedagógicas potentes e significativas que são realizadas no contexto da rede municipal de ensino; Documento Orientador para a organização da ação pedagógica da educação infantil, ensino
fundamental e educação de jovens e adultos; atendimento com aulas remotas, em virtude da pandemia da covid-19, com atividades e retorno diário das mesmas, projetos práticos para aulas on-line e programa Busca Ativa, com visita às casas dos alunos, quando necessário; programa de educação integral “MOVE – Movimentos e Vivências na Educação Integral, que atende crianças em situação de vulnerabilidade social, oportunizando alimentação e atividades relacionadas às áreas de conhecimentos de forma prática; Atividades de robótica no contraturno, com o intuito de estimular os alunos a desenvolverem seus próprios projetos; educação infantil que estimula a autonomia das crianças por meio de refeitório com buffets self service.
“Na época, boa parte dessas experiências vividas pelas professoras vencedoras do concurso, foram vivenciadas nas escolas do município, proporcionando uma verdadeira troca de ideias que deram certo por lá e que se tornaram realidade por aqui também”, afirmou a secretária Gláucia.
3ª Edição
Na 3ª edição do Prêmio, em 2021, a visita foi realizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ. A equipe conheceu a Secretaria Municipal de Educação, a Escola de Formação Paulo Freire, Espaços de desenvolvimento Infantil e Unidades Escolares.
Gláucia Negreiros relata que as professoras premiadas atestaram diversas práticas exitosas da rede municipal local, entre elas: As formações continuadas para os professores em espaço específico para essa valorização profissional; Os trabalhos desenvolvidos junto à Educação Especial, com o Instituto Helena Antipoff que atua na perspectiva da educação inclusiva, promovendo o atendimento às necessidades
educacionais especiais de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação; Na etapa da Educação Infantil os espaços para aprendizagem significativa e a criança como centro do planejamento.
“Essa viagem técnica nos possibilitou uma reflexão mais ampla em relação às crianças especiais atendidas na rede, trazendo algumas soluções e despertando novos rumos para a otimização dos trabalhos em sala de aula. Vimos que nossos professores precisavam de mais formações específicas e investimos nisso”, lembrou a secretária de educação.
4ª Edição
Na 4ª edição do Prêmio em 2022, a visita foi realizada na cidade de Recife/PE, onde os professores premiados puderam conhecer as experiências exitosas das escolas, centros de educação, Laboratório de formação e escolas de formação de educadores.
De acordo com a diretora de políticas educacionais da Semed, as práticas que se destacaram foram: Escola em tempo integral, para o Ensino Fundamental do 1º ao 9º ano com laboratório de ciências, laboratório de robótica e programação, biblioteca sala de artes e música, um grande ginásio coberto para atividades esportivas e culturais; Laboratório Itinerante da Primeira Infância destinado para a formação dos profissionais da área e cuidadores, bem como estender aos pais para fortalecer a rede de cuidados com as crianças, além de orientar os profissionais em relação a construção de estímulos
motores e sensoriais, apropriados para cada faixa etária; Centro de Educação, Tecnologia e Cidadania, esse espaço conta com quatro estúdios que possibilitam a transmissão de aulas pela internet e TV aberta.
Composto por novos e modernos equipamentos de gravação que podem ser expandidos para a realização de lives, formações de professores e outras ações, ou seja, uma grande ferramenta de conexão entre a Secretaria de Educação, equipes de gestão, professores e estudantes.
5ª Edição
Na 5ª edição, neste ano de 2023, a visita foi realizada na cidade de Maceió/AL. Foram realizadas visitas às escolas municipais, Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) e à Secretaria de Educação. Para a docente Cíntia Pessoa, vencedora do concurso com o projeto “Contando os Dias”, na EMEI Professora Laudicéia Maria Lisboa Monteiro, a viagem ao estado de Alagoas proporcionou um volume de bagagem de conhecimento bem inspirador.
“Contemplamos as práticas exitosas do município, principalmente nos Centros Municipais de Educação Infantil, onde as salas de aula são denominadas e utilizadas de forma diferenciada, chamadas de salas de referência, que contam com cantinhos de contextos de leitura, de jogos, de construção, de faz de conta com as crianças vivenciando experiências com materiais não estruturados como: sucata, materiais recicláveis, eletrônicos e objetos que fazem parte do dia a dia das crianças em suas casas, são muitas experiências que vivemos nessa viagem, como o self-service como prática no momento da refeição na Educação Infantil, incentivando a autonomia das crianças”.
Ela lembra ainda: “O Redário Literário, que é um espaço em que as crianças têm a oportunidade de apreciar livros que estão ao seu alcance em um balaio/cesto, deitadas nas redes ou sentadas nas esteiras no chão, potencializando o imaginário, a leitura deleite e as relações afetivas; o uso efetivo dos “quintais” nos CMEI’s em que as crianças podem ter contato com uma horta, balanço nas árvores, parque ao ar livre, além de um tanque de areia em que elas podem potencializar experiências que fortalecem o imaginário e a criatividade. O Programa “Alfabetiza Maceió” que tem como objetivo alfabetizar os alunos até o 3º ano; o passe-livre que todos os alunos da rede possuem para o deslocamento até as unidades escolares; a Bienal do livro, onde os alunos recebem um voucher no valor de R$ 20 e os professores no valor de R$ 80 para aquisições no evento; o curso preparatório que os candidatos a gestores devem fazer para participar das eleições para gestores escolares; a organização para a formação continuada que ocorre aos sábados ou no horário noturno”, disse. “Enfim, é muita coisa, são muitas histórias e muitos projetos que estão dando certo e mudando a face da escola, assim como criando um novo conceito muito mais inovador. Vamos ver possibilidades de trazer essas novidades para a escola onde trabalho”, disse.
Texto: Géri Anderson
Foto: SMC
Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)