A partir de 1º de abril até o final do mês de julho, o Centro de Reabilitação de Rondônia (Cero) promoverá uma campanha de conscientização para a devolução de cadeiras de rodas, muletas e outros meios auxiliares de locomoção que não estão sendo utilizados, a fim de serem doados a quem precisa. Esses equipamentos foram inicialmente entregues aos pacientes pelo Centro, gratuitamente, por motivo de cirurgia, deficiência ou acidentes diversos.
Segundo a diretora Andreia Zulke, muitos desses itens são utilizados por um período curto de tempo. “Esperamos sensibilizar as pessoas para ajudarem outras, assim como foram ajudadas. Uma cadeira ou outro meio auxiliar de locomoção não deve ficar guardado, e sim estar sempre em uso. Muitas pessoas precisam”, destacou.
O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatiza que toda ação voltada ao cuidado do povo rondoniense é válida. “Destacamos os avanços que alcançamos na saúde nos últimos anos em diversas frentes, com novos serviços, melhorias na assistência e novas unidades hospitalares, o que contribui para o bem-estar da população.”
Para informar a disponibilidade de doação, basta entrar em contato, e a equipe da unidade irá buscar o equipamento, que também poderá ser entregue nas unidades do Cero, localizadas na Rua Barão do Amazonas, nº 9.960, no Bairro Mariana; ou na Rua Pio XII, nº 2.093, no Bairro São João Bosco. Os contatos são: (69) 8482-1032 ou (98) 98482-1938. A ação acontece em todo o estado, com o apoio das Regionais de Saúde.
BENEFICIADOS
A arrecadação beneficiará pacientes e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), além de entidades sociais. Os equipamentos serão avaliados quanto ao desgaste e às condições de uso. Somente aqueles em perfeito estado de conservação serão reaproveitados.
A entrega desses equipamentos para pessoas em situação de necessidade é uma ação contínua do estado de Rondônia. O prazo para entrega a um novo benefício varia de 30 a 120 dias. Com a campanha, espera-se acelerar a entrega aos usuários e, ao mesmo tempo, auxiliar as entidades públicas que buscam apoio.
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha, reforça que o objetivo da pasta é restabelecer a saúde de quem precisa, garantindo que os equipamentos cheguem às mãos certas. “Nossos esforços são contínuos, e a demanda por equipamentos de apoio à locomoção é grande, por isso precisamos da ajuda da população”, evidenciou.
Fonte
Texto: Daiane Brito
Fotos: Daiane Mendonça
Secom – Governo de Rondônia