A superlotação de pacientes no maior hospital público de Rondônia, o João Paulo II em Porto Velho, sempre foi uma preocupação da deputada estadual Cláudia de Jesus (PT). A parlamentar esteve várias vezes na unidade conversando com pacientes, médicos e a direção e constatou algumas situações que precisam ser resolvidas com urgência.
Na semana passada, a deputada voltou ao João Paulo II, para conhecer melhorias feitas pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau). O governo iniciou reformas na infraestrutura: o hospital agora passa por checagem diária das centrais de ar, iniciado reforma dos banheiros, há controle de qualidade da água potável e implantação de um plano para retirada mais ágil dos pacientes dos corredores.
“O nosso mandato apresentou requerimentos, indicações ao governo questionando sobre os atendimentos médicos, os equipamentos, insumos e muito mais. Fizemos várias conversas com o estado por meio do secretário Coronel Jefferson que estão avançando por meio de várias iniciativas para reduzir cada vez a quantidade de pacientes em leitos nos corredores. Agradecemos a toda equipe do governo pelo esforço de atender nossas solicitações”, disse a deputada.
A deputada também tem acompanhado as obras de execução do Hospital de Urgência e Emergência (Heuro) de Porto Velho. E como presidente da Comissão de Saúde, Previdência e Assistência Social mantém conversas com o estado sobre a importância de regionalizar a saúde.
Texto: Cristiane Abreu e Francisco Costa I Assessoria parlamentar