Criada com o objetivo de dar celeridade aos processos judiciais e prover serviços de Inteligência Artificial para os mais diversos sistemas, a plataforma Sinapses chamou atenção de representantes do Tribunal Federal da 1ª Região, que vieram à sede do Tribunal de Justiça de Rondônia buscar mais informações sobre a ferramenta criada pelo TJRO.
A visita da desembargadora federal Mônica Sifuentes, corregedora da justiça Federal da 1ª região, do juiz federal Francisco Renato Codevila e da assessora Joldene Rocha, aconteceu na sexta-feira, 27 de maio. Eles foram recebidos pelo presidente do Poder Judiciário, desembargador Marcos Alaor Diniz Grangeia, pelo secretário-geral da presidência, Rinaldo Forti, e pelos juízes auxiliares, Guilherme Baldan e Ilisir Bueno.
O presidente do Tribunal falou dos resultados práticos do uso da plataforma e da importância do investimento constante em Inteligência Artificial no setor público, o que permite que projetos de vários tribunais possam ser compartilhados e replicados sem grandes custos ou esforços técnicos.
Criado em 2018, o Sinapses foi nacionalizado em outubro do mesmo ano, por meio de Termo de Cooperação com o CNJ. Analistas do TJRO passaram a atuar no aprimoramento da ferramenta, que recebeu melhorias para uso em âmbito nacional, com treinamentos para utilização por vários tribunais.
O Sinapses agregou valores como o foco em uma abordagem de comunidade. Projetos de vários tribunais podem ser compartilhados de forma mais fácil, possibilitando a replicação de projetos sem necessitar desenvolver novos sistemas.
Durante o encontro, outras parcerias também foram propostas entre as duas instituições.
Iniciativa premiada
Em 2020, O TJRO e o CNJ garantiram a primeira colocação na categoria Prestação de Serviços do Prêmio Inovação Judiciário Exponencial, que tem como objetivo incentivar inovações na gestão de organizações da Justiça, para melhoria dos serviços à sociedade.
Fonte: Assessoria de Comunicação Institucional