Parlamentar conheceu as dependências e os serviços prestados pela entidade que atende mais de 200 famílias vilhenenses
Nesta quarta-feira (23), em Vilhena, o deputado Dr. Neidson (PMN) visitou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) do município. Na oportunidade, o parlamentar, acompanhado da diretora administrativa e pedagógica da entidade, Karla Bortolozo, conheceu as dependências e as atividades prestadas pela APAE que, neste mês de março, completa 41 anos de atuação em Vilhena.
Além das dependências da entidade, o deputado acompanhou de perto o trabalho de pedagogos, hidroterapeutas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, entre outros profissionais. De acordo com a diretora, mais de 200 famílias vilhenenses são beneficiadas com assistência social, clínica e educacional.
“Eles contam até com aparelhos para a aplicação do método PediaSuit, indicado para o tratamento de indivíduos com distúrbios neurológicos, como paralisia cerebral, atrasos de desenvolvimento, lesões cerebrais traumáticas, autismo e outras condições que afetam as funções motoras ou cognitivas de uma criança.
Ainda de acordo com o parlamentar, a APAE de Vilhena também trabalha com Equoterapia, um método terapêutico que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais.
“A Equoterapia emprega o cavalo como agente promotor de ganhos a nível físico e psíquico. É uma atividade que exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força muscular, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. Aqui na APAE, eles contam com dois cavalos e a interação com esses animais, incluindo os primeiros contatos, os cuidados preliminares, o ato de montar e o manuseio final desenvolvem, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima”, explicou Dr. Neidson.
Ao deputado, a diretora Karla Bortolozo apresentou algumas necessidades da entidade como a aquisição de equipamentos para atender a parte da Clínica de Atendimento à Saúde.
“Ou a possibilidade de conseguirmos adquirir um micro-ônibus adaptado para pessoas com necessidades especiais. Para isso, vou aguardar que, na semana que vem, a diretora Karla nos encaminhe um ofício para podermos analisar a viabilidade e com isso, ajudar a APAE. Faremos o que estiver ao nosso alcance, pois realmente é um trabalho que merece todo nosso apoio”, concluiu o deputado.
Texto Juliana Martins
Foto: Assessoria